Feiras de negócios movimentam a economia capixaba em 2017

O Sistema Findes, por meio das entidades Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES, estará presente nas principais feiras de negócios de 2017

A crise econômica ainda persiste no país, mas o setor produtivo capixaba não se deixa afetar e mantém no calendário de 2017 as principais feiras de negócios. E o Sistema Findes, por meio das entidades Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES, marcará presença de diversas maneiras, incluindo estandes, seminários, workshop’s, ou mesmo como parceiro na realização de alguns desses eventos.

“Em nossa gestão, o Sistema Findes ampliou seu papel institucional, quer seja dentro do Estado ou nacionalmente, sempre articulando ações que promovam o desenvolvimento da nossa indústria. Em parcerias com sindicatos e entidades relevantes do Espírito Santo, criamos novas feiras, fortalecemos nosso nome nos eventos já consolidados e trabalhamos para enaltecer o potencial da indústria capixaba”, destaca o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a respeito das feiras de negócios que compõem o calendário de 2017.

Um dos eventos mais aguardados do ano, a Vitória Stone Fair, que foi adiada em fevereiro por conta do cenário de insegurança provocado pela greve da Polícia Militar, foi remarcada para acontecer entre os dias 6 e 9 de junho, no Pavilhão de Carapina (Serra). De acordo com a CEO da Milanez & Milaneze – empresa organizadora do evento -, Cecília Milanez Milaneze, as atividades para a realização da feira seguem em ritmo acelerado. “O Brasil é importante no cenário mundial de rochas naturais e continua sendo termômetro para as compras estrangeiras. Já iniciamos uma série de ações internacionais para atrair compradores e expositores destes mercados estratégicos para a Vitória Stone Fair 2017, que será realizada em junho. Na semana passada, inclusive, nossa equipe fez promoção durante a Xiamen Stone Fair, feira do setor de rochas ornamentais na China”, afirma.

Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, o ajuste na data de realização da Vitória Stone Fair deste ano foi decorrente de uma situação inusitada, mas o setor de rochas do Espírito Santo está estruturado para continuar como protagonista dessa atividade no país. “Entendemos que dificuldades momentâneas agem como estímulos porque junto vêm as oportunidades. A indústria capixaba de rochas é composta por empresários com forte capacidade empreendedora e que vêm, ao longo dos anos, consolidando o Espírito Santo como o maior produtor, comercializador e exportador de rochas do Brasil. Estamos muito otimistas com a nova data estabelecida, elevando nossa expectativa de um grande evento”, frisa Machado.

Vale ressaltar que a Cachoeiro Stone Fair, que acontece no 2º semestre em Cachoeiro de Itapemirim, município que é o maior produtor de mármore e granito do país, também está confirmadíssima para agosto.

Superando crises

Outro evento bastante aguardado para 2017 é a 10ª edição do Vitória Moda, que acontece entre 11 e 13 de julho. De acordo com o coordenador geral do evento e também presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário da Findes, José Carlos Bergamin, a crise atual apenas consolida as ações promovidas pelo setor há alguns anos. “Na verdade, o nosso setor já vivia uma crise um pouco antes, por conta do câmbio baixo e da consequente concorrência com os produtos asiáticos. Em 2017, também fomos afetados pela crise econômica atual, mas não tanto, talvez, quanto outros segmentos da indústria capixaba, pois aprendemos a superar as dificuldades investindo em inovação, na valorização do design e nas novas maneiras de se enxergar e atingir o consumidor final. A 10ª edição do Vitória Moda, portanto, consolida as ações que estamos realizando até aqui e temos a certeza de que o evento será mais um sucesso”, destaca o dirigente.

Também agendada para julho, entre os dias 18 e 20, a Mec Show – Feira da Metalmecânica e Inovação Industrial – não pensa em crise, mas sim em inovar para realizar negócios. O presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (Cdmec) – uma das entidades organizadoras da feira -, Durval Vieira de Freitas, reforça a importância do evento para toda a cadeia produtiva do segmento, seja com os lançamentos de novos produtos e serviços, seja para ampliação do conhecimento e networking. “A Mec Show proporciona aos investidores, fornecedores, executivos, consultores, mestres e doutores uma excelente oportunidade para adquirir conhecimentos, trocar experiências e realizar negócios, sendo um espaço onde todos ganham e a sociedade cresce com sustentabilidade”, afirma.

Sem dar bola para a crise e já com cerca de 200 expositores de todo o país confirmados, a 30ª Super Acaps Panshow, feira anual do setor supermercadista, acontece entre 19 e 21 de setembro e é considerada o maior evento de varejo do Espírito Santo. Local ideal para a realização e geração de negócios, a feira apresentará inovações e lançamentos, além de integrar supermercadistas, panificadores, proprietários de restaurantes, bares e hotéis, entre outros. São esperados mais de 20 mil visitantes. Para o diretor superintendente da Associação Capixaba de Supermercados – Acaps, Hélio Hoffmann Schneider, o evento mostra a força do setor no Espírito Santo. “O investimento das indústrias em lançamentos, promoções e inovações será muito bem planejado. O varejo também está voltado para negócios mais seguros. Investir no ‘certo’ passou a ser primordial para as empresas, que não querem se arriscar em um mercado volátil, mas também não querem ser esquecidas. É preciso garantir a efetividade de suas marcas nas gôndolas e junto aos consumidores”, pontua.

Sistema Findes presente nas principais feiras de negócios de 2017

Por meio das entidades Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES, o Sistema Findes estará presente de diversas maneiras nas principais feiras de negócios de 2017, como estandes, cursos, seminários, entre outras ações

Confira o calendário de eventos:

JUNHO

Vitória Stone Fair

Setor: mármore e granito
Data: 06 a 09/06
Local: Pavilhão de Carapina (Serra)
Site oficial

JULHO

Vitória Moda

Setor: moda, vestuário e confecção
Data: 11 a 13/07
Local: Centro de Convenções de Vitória
Site oficial (em construção)

Mec Show

Setor: metalmecânico
Data: 18 a 20/07
Local: Pavilhão de Carapina (Serra)
Site oficial

AGOSTO

Cachoeiro Stone Fair

Setor: mármore e granito
Data: 22 a 25/08
Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa (Cachoeiro de Itapemirim)
Site oficial

SETEMBRO

Super Acaps Panshow

Setor: panificação e supermercadista
Data: 19 a 21/09
Local: Pavilhão de Carapina (Serra)
Site oficial

Eventos com datas e locais a definir:

Autotech

Setor: automomotivo, reparação de veículos e serviços
Data e local: setembro (previsão)

Semana do Plástico

Setor: plásticos e derivados
Data e local: outubro (previsão)

Semana Prevenir

Setor: metalomecânico, construção civil e rochas
Data e local: novembro (previsão)

 

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17