Federações se unem para debater sobre governança e compliance

Evento reuniu representantes de federações da região Sul, Sudeste e Distrito Federal

O Edifício Findes sediou, na última sexta-feira (19), o 1º Encontro do Grupo Técnico de Compliance das Federações das Indústrias. O evento teve o objetivo de promover o debate e a troca de experiências na área de compliance entre as regionais brasileiras. Participaram do encontro os representantes das federações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.

“A ideia do grupo surgiu justamente da sinergia que já existe entre a região Sul e Sudeste (e Distrito Federal) para troca de experiências. Nós percebemos que era um anseio comum entre as nossas federações, para conversarmos sobre assuntos de integridade e compliance. Embora algumas federações já estejam à frente com os seus programas; outras, não. Esse é um assunto que está em voga e deixou de ser mera previsão legal ou normativa, agora está virando um diferencial competitivo de mercado”, afirmou Luana Pagani, coordenadora do GT e Gerente de Compliance na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

A coordenadora de Controle Interno do Sistema Findes, Viviane Silva Ribeiro, explicou que esse primeiro encontro aconteceu para conhecer cada regional, sua estrutura e estágio de implantação do programa de integridade, além de definir a atuação e objetivos do grupo e definir as próximas ações.
“Esse Grupo Técnico de Compliance nasceu durante um evento na Firjan, onde várias federações sentiram a necessidade de discutir o assunto compliance no âmbito do Sistema Indústria. A princípio o grupo será formado pela região sul-sudeste e Brasília. Hoje no encontro estiveram presentes as Federações Firjan, Fiemg, Fiergs, Fibra, Fiesp e Fiesc. O objetivo do grupo é fomentar o tema nos Estados, além de trocar experiências, adotar melhores práticas, propor soluções e melhorias dentro e fora das federações, assim fortalecendo e protegendo o sistema indústria”, disse.

Durante o encontro, os convidados compartilharam informações sobre o processo dentro de suas federações. “Nesse encontro, eu senti uma energia positiva de fortalecimento do sistema como um todo. É fundamental que a gente consolide um trabalho em conjunto, ou seja, uma padronização do trabalho nesses Estados e que, posteriormente, podem disseminar tudo aquilo o que conseguimos construir e incorporar nos demais Estados. Desta forma, também conseguiremos que se fortaleça o Programa Compliance no nível nacional. Então, eu saio daqui com uma impressão muito positiva e entendendo que isso vai ser um marco inicial de uma nova era positiva que se anuncia para o futuro das instituições Sesi e Senai”, concluiu Vamberto Martinez, assessor de Controle, Processos e Gerenciamento de Riscos da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O evento colocou em debate a importância de compartilhamento de experiência para evolução contínua dos processos de compliance em âmbito nacional no Sistema Indústria. “Foi algo muito positivo. Já estabelecemos novos encontros onde vamos conseguir instituir no Sistema S como um todo um programa de integridade robusto que vai fazer com que a gente realmente defenda o Sistema Indústria”, contou Fábio Marcelo Alves dos Santos, gerente de Auditoria Interna da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Confira algumas fotos do encontro:

Por Thaíssa Dilly

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17