Federações propõem redução de multas por descumprimento de obrigações acessórias

Dando mais um passo rumo à desburocratização de processos e à ampliação das melhorias do ambiente de negócios do Espírito Santo, todas as federações que representam o setor produtivo do Estado estiveram nesta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, onde foram recebidas pelo presidente da Casa, deputado Erick Musso. As federações solicitaram o apoio do Legislativo na apreciação do projeto de Lei nº 915/2019, que reduz multas decorrentes das chamadas obrigações acessórias.

Participaram do encontro os presidentes da Findes, Léo de Castro, da Fecomercio, José Lino Sepulcri, da Federação da Agricultura, Júlio Rocha, e da Fetransportes, Jerson Picoli, e também o presidente do movimento empresarial ES em Ação, Fábio Brasileiro.

Para o presidente da Findes, Leo de Castro, esse é um pleito antigo da Federação e expectativa é que essa distorção seja solucionada. “O nosso pedido hoje foi para que o presidente da Assembleia encaminhe para apreciação interna da forma mais ágil possível, dado a relevância do tema para melhoraria do ambiente de negócios do Estado”, explicou.

“Os prejuízos são enormes e geram custos excessivos para as empresas, insegurança, além de perda de competitividade para as indústrias do Espírito Santo”, complementou Leo. O presidente da Assembleia ouviu os representantes do setor produtivo e encaminharia o projeto para apreciação.

Entenda o Projeto de Lei

Esse aprimoramento foi possível devido aos avanços tecnológicos e à ampla utilização dos bancos de dados de documentos eletrônicos e Escrituração Fiscal Digital (EFD). Agora, no ambiente totalmente digital, pendências relativas à documentação fiscal, à escrituração fiscal e à apresentação de informações econômico-fiscais podem ter suas multas reduzidas, em razão da possibilidade de a fiscalização ampliar o alcance no número de contribuintes, com eficiência e precisão nos lançamentos.

Extinções

Também houve a extinção de outras duas multas: Falta de apresentação do Documento de Informações Econômico Fiscais (DIEF) e Falta de apresentação de EFD para empresas sem movimentação efetiva. Caso a lei seja aprovada, a medida será retroativa para todas as alterações. Porém, o contribuinte deverá fazer requerimento à Secretaria de Estado da Fazenda.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos