Fachada do Edifício Findes ganhará películas para produção de energia

Cerca de 600 metros quadrados de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) serão instalados na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. O objetivo é gerar energia solar para abastecer o prédio e evitar a emissão de centenas de toneladas de CO2.

A iniciativa acontece por meio de parceria com a EDP, concessionária que distribui energia no Espírito Santo e que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e a Sunew, líder mundial na fabricação de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV). Serão investidos mais de R$ 5 milhões no projeto, com recursos de pesquisa e desenvolvimento da EDP.

A ação inclui ainda as sedes da empresa de energia no Espírito Santo e em São Paulo e o início das instalações está previsto para o próximo mês de maio, com prazo de execução de 20 meses.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, trata-se de mais uma iniciativa para promover a inovação no Espírito Santo. “Promover a inovação é uma de nossas missões na Findes. Queremos empresas e empresários inovadores, e estamos inovando também com os filmes fotovoltaicos orgânicos. É uma tecnologia nova com células capazes de gerar energia elétrica a partir do sol. São leves e flexíveis para se adaptarem a diversas estruturas e, em breve, irão compor a nossa fachada. Além disso, a tecnologia é limpa e sustentável, com ganhos econômicos e ambientais, totalmente em dia com o mundo contemporâneo e o olhar que temos para as futuras gerações”, avalia.

Segundo Fernando Saliba, diretor da EDP, a expectativa é que a tecnologia desse piloto esteja disponível no portfólio da empresa em breve. “Este projeto em parceria com Sunew e a Findes busca dar escala à tecnologia do OPV integrado a adesivos, agregando valor à geração de energia limpa. Por ser versátil e se adaptar à aplicação em fachadas e claraboias de vidro, esta solução permite um uso mais fácil e generalizado, podendo vir a ampliar, num futuro próximo, o portfólio de serviços que a EDP oferece aos seus clientes”, afirma.

Tecnologia sustentável

Os filmes fotovoltaicos orgânicos são compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Com características como leveza, flexibilidade e transparência, os adesivos se adaptam a diversas estruturas se adequando a locais onde tecnologias tradicionais não se aplicam. No caso do edifício da Findes, a aplicação será na fachada de vidro (aplicação vertical) e na cobertura (aplicação horizontal). Depois de instalados, os adesivos evitarão a emissão de até 245 toneladas de CO2 na atmosfera.

O produto da Sunew é a tecnologia mais verde de energia solar, uma vez que até mesmo o seu processo produtivo possui a mais baixa demanda energética dentre todas as alternativas (apenas 1.4MJ/Wp) e a menor pegada de carbono (10 a 20 vezes menor que as tecnologias solares tradicionais). Os filmes são feitos de material orgânico não tóxico, com impressão similar à realizada na indústria têxtil, e requerem menos energia para serem produzidos.

Aplicações

Além da instalação na sede da Findes, a EDP também fará a implantação de aproximadamente 600 m² de OPV em sua sede no Espírito Santo, 300 m² na sua loja de atendimento em São Paulo e 400 m² no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

“A parceria entre EDP e Sunew visa reafirmar os objetivos de desenvolvimento sustentável de ambas as empresas, aliando geração de energia limpa com design e inovação. Com a produção e instalação de 2 mil m² de OPV, a EDP deixará de emitir cerca de 80 toneladas de dióxido de carbono por ano. Uma excelente contribuição para a sociedade e seus clientes finais”, afirma Tiago Alves, CEO da Sunew.

Assim como outras tecnologias fotovoltaicas, o painel OPV é capaz de converter luz em energia elétrica e pode trabalhar em conjunto com os painéis fotovoltaicos tradicionais. Entretanto, algumas vantagens do produto são a redução temperatura do edifício, reduzindo a necessidade de utilização de aparelhos de ar condicionado; o bloqueio das radiações infravermelha e ultravioleta; e a facilidade de instalação e manutenção.

Iniciativa de P&D certificada pela Aneel

O programa de P&D da Aneel tem como objetivo alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica de produtos e serviços, nos processos e usos finais de energia.

Após a produção e instalação do adesivo, a tecnologia fotovoltaica será monitorada, e os dados coletados serão utilizados para avaliação do comportamento do filme fotovoltaico. Na sequência, a partir da revisão e dos dados coletados pelo monitoramento do projeto, será produzido um artigo científico abordando o desempenho da instalação do painel OPV. A EDP e a Sunew também realizarão o acompanhamento técnico e a confecção de relatórios quadrimestrais para o monitoramento do estudo e entrega para a Aneel.

Por Vagner Bissoli

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência