Evento promove debate sobre resíduos sólidos no Espírito Santo

Na última terça-feira, 20, aconteceu o Seminário Plano Estadual de Resíduos Sólidos, do auditório da Findes. O evento foi promovido pelo Conselho de Meio Ambiente (Consuma) e contou com a participação de empresários, representantes do governo, industriais operadores da cadeia de reciclagem, geradores de resíduos e estudantes.

O objetivo do evento foi capacitar e orientar as empresas para a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, criado para atender à lei nº 12.305/ 2010. Os debates giraram em torno dos temas logística reversa, responsabilidade compartilhada, coleta seletiva, ecoeficiência e cooperação entre administração pública, empresas e a sociedade.

Fabrício Soler, presidente do Instituto de Política Nacional de Resíduos Sólidos, ressaltou a importância da presença de diversos setores da sociedade. “Não apenas por ser uma questão legal, é importante o debate sempre estar pautado na viabilidade técnica e econômica e assegurar que todos os agentes estejam envolvidos nesse sistema: não apenas a indústria, mas os importadores, distribuidores e comerciantes de produtos comercializados em embalagens no Espírito Santo. ”, afirma.

Wanderley Batista, gerente de sustentabilidade da CNI, ressaltou o papel da indústria nesse debate. “A indústria será importante para apresentar sua expertise na gestão dos resíduos sólidos e discutir como essa ela pode ser levada para além das suas fábricas, ou seja, para o pós-consumo. “

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço do Brasil no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Com a lei, a responsabilidade passa compartilhada com todos os geradores de resíduos. A meta é contribuir para a eliminação dos lixões e instituir instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo