Estaleiro Jurong Aracruz completa FPSO P-68 da Petrobras

Controlado pela Sembcorp Marine, estaleiro alcança marco com entrega do primeiro projeto de fabricação e integração de módulos FPSO

 

Estaleiro Jurong Aracruz conclui a P-68, seu primeiro projeto de construção, fabricação e integração de uma FPSO

Subsidiária integral e controlado pelo Sembcorp Marine, o Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), ultrapassou um marco operacional significativo com a conclusão de seu primeiro projeto de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás (FPSO).

A P-68, uma plataforma FPSO recém construída, deixou o estaleiro hoje e será implantada nos campos de águas ultraprofundas de Berbigão e Sururu, na Bacia de Santos, no Brasil.

A embarcação foi construída para a Tupi B.V., um consórcio formado por Petrobras Netherlands B.V. (“PNBV”), Total Brazil Services BV, BG Gas Netherlands Holdings B.V. (“Shell”) e Galp Sinopec Brazil Services B.V. (“Petrogal”).

Medindo 316m de comprimento e 54m de largura, a P-68 produzirá até 150.000 barris de petróleo por dia (BOPD). Possui capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris e pode acomodar 154 pessoas.

O escopo de trabalho do EJA na P-68 inclui a fabricação de seis módulos, pipe-racks e flare, e a integração deles ao navio junto com outros itens fornecidos pelo cliente. Também foram executados trabalhos de carry over no casco da FPSO, que foi construído por outro estaleiro.

A P-68 será instalada em águas ultraprofundas dos Campos de Berbigão e Sururu na Bacia de Santos no Brasil

Ao concluir o projeto, a EJA consolida seu status de principal instalação no Brasil, capaz de executar trabalhos completos de engenharia, compras, construção e comissionamento para projetos offshore de grande escala. O EJA também oferece soluções de reparo e upgrade de embarcações.

A instalação de 82,5ha está em operação no município de Aracruz, no Espírito Santo, desde 2014 e emprega até 4.400 trabalhadores em períodos de pico.

Além de explorar a próspera indústria local de petróleo e gás, o EJA, com sua localização estratégica na costa leste do Brasil, é capaz de atender a campos em exploração nas regiões do Atlântico, Golfo do México e África Ocidental.

O presidente do EJA, T. Guhan, afirma: “Como um estaleiro brasileiro com experiência internacional e capacidades avançadas, somos uma grande organização econômica e também parte do tecido social e econômico do Espírito Santo e de suas comunidades locais. Temos o compromisso de ampliar nossos negócios aqui, fornecendo à indústria offshore de petróleo e gás soluções de engenharia de classe mundial e promovendo ativamente o desenvolvimento de habilidades, educação, oportunidades de emprego, assistência de saúde e outros resultados sustentáveis ​​que promovam o progresso de nossas comunidades.

“Agradecemos à Petrobras e seus parceiros por escolherem trabalhar conosco no projeto P-68, bem como a nossos funcionários, fornecedores e líderes comunitários cuja assistência é importante para nosso sucesso contínuo. Esperamos muitas outras parcerias produtivas com os nossos stakeholders.”

Após a P-68, o EJA concluirá o projeto de fabricação e integração de módulos P-71 FPSO para Tupi B.V.

 

A P-68 produzirá até 150,000 barris de petróleo por dia. Tem capacidade de armazenagem de até 1.6-milhões de barris e poderá acomodar até 154 pessoas

 

Sobre Estaleiro Jurong Aracruz

O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), um estaleiro integralmente pertencente ao Grupo Sembcorp Marine com instalações integradas no Brasil, está localizado em uma área de 82,5 ha com uma extensão costeira de 1,6 km em Aracruz, um município do estado do Espírito Santo.

O estaleiro iniciou suas operações no segundo semestre de 2014. O EJA possui um cais de atracação com 1 km de comprimento e profundidade de até 15,5 m, instalações de tubulação auxiliares, uma oficina de fabricação de aço com capacidade de produção mensal de 4.000 toneladas e guindastes com capacidade de elevação de até 3.600 toneladas.

O EJA tem capacidade para:

• Construção de navios-sonda, plataformas semissubmersíveis e jackup, plataformas e embarcações de apoio;

• Integração de FPSOs;

• Fabricação de módulos topside; e

• Reparo e modificação de plataformas de perfuração e diferentes tipos de navios.

Visite www.jurong.com.br ou email para [email protected] para mais detalhes.

 

Sobre o Sembcorp Marine

O Grupo Sembcorp Marine fornece soluções inovadoras de engenharia para as indústrias globais de offshore, marítimas e de energia, contando com mais de 50 anos de experiência. Nossos clientes incluem grandes empresas de energia, empreiteiras de perfuração, companhias de navegação, além de proprietários e operadores de unidades de produção flutuantes. Nós nos concentramos em nossas quatro principais capacidades, a saber: Sondas & Flutuantes; Reparos & Upgrades; Plataformas Offshore; e Construção Naval Especializada.

Operamos estaleiros e outras instalações estrategicamente localizados em Cingapura, Indonésia, Reino Unido, Noruega e Brasil.

Descubra mais em www.sembmarine.com.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sembcorp Marine

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
28 de março de 2024
Informe Estratégico – ES de volta ao topo da logística portuária
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17