Espírito Santo consolida iniciativas para a construção de um ecossistema de inovação

Aproximar executivos de projetos e pesquisadores que podem contribuir para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do Espírito Santo. Esse foi o objetivo da Imersão em Ecossistemas de Inovação de Israel, liderada pela Findes e que reuniu investidores, empresários, representantes da academia e do Governo, até o dia 26 deste mês.

“A imersão garantiu aos principais atores que trabalham pela construção de um ecossistema de inovação do Estado uma oportunidade exclusiva de acesso ao que há de mais avançado em tecnologia, infraestrutura, modelos de negócio e gestão, e talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, ressaltou o presidente da Findes, Leo de Castro.

Para a vice-presidente do Cindes, Christine Samorini, que também participou da imersão é fácil perceber a diferença de um país que se estruturou para inovar ao longo das últimas décadas. “Ouvimos que um grande número de pessoas apresenta ideias, não produtos – e foi preciso tempo para convertê-las em negócios de forma escalonada. Com alto nível de maturidade, as empresas israelenses hoje conseguem enxergar a importância de desenvolver soluções que tragam retorno para a sociedade. Não bastam boas ideias, é preciso conectar os novos projetos aos problemas reais da população”, reforçou Samorini.

A diretora do Senai, Juliana Gavini, falou um pouco sobre como funciona o ecossistema de inovação de Israel. Ouça:

 

Veja o resumo de algumas visitas realizadas pela equipe:

Imersão capixaba no ecossistema de inovação em Israel

Participantes: Governo do Estado, Prefeitura de Vitória, Sebrae, EDP, Vale, Arcelor, Marcopolo, Samarco, Grafitusa, Sigmais, Fibrasa, Faesa, UVV, Wis, Nazca, Sicoob, CNI, Findes, Sesi, Senai.

WEIZMANN INSTITUTE OF SCIENCE

Referência no mundo em pesquisa básica, o Instituto possui uma robusta estrutura para apoiar os cientistas em seu processo de descoberta e desenvolvimento. Atualmente são mais de 34 milhões de dólares advindos de patentes geradas pelo instituto que são reinvestidos em pesquisa. Um dos pilares da Inovação de Israel.

MOOVIT

Maior aplicativo de mobilidade urbana do mundo. Indica as rotas mais adequadas com uma abordagem multimodal. Possui uma cobertura de mais de 2800 cidades mapeadas no mundo e uma comunidade de mais de 550 mil mooviters que ajuda no levantamento de informações.

WIX

Plataforma para desenvolvimento de sites que evoluiu para um sistema robusto com diversas soluções e funcionalidades para gestão de negócios online, inclusive com e-commerce e analytics. O maior caso de sucesso do ecossistema de inovação de Israel.

INDEGY

Empresa de segurança cibernética para as indústrias. Startup investida em fase de escalonamento. Atua em diversos setores industriais, sua tecnologia é baseada em machine learning com os protocolos e sistemas do controle da empresa.

SOSA

Posicionado no coração dos ecossistemas tecnológicos israelenses e de Nova York, o SOSA ajuda empresas globais a se envolverem com empresas de tecnologia inovadoras – desde fontes e fluxos de negócios, até a realização de provas de conceitos (POCs), incorporando inovação aberta em sua corporação. Ao reunir empreendimentos, empresários, corporações e investidores, tudo sob um mesmo teto, serve como ponto de encontro para todo o ecossistema.

TEL AVIV STOCK EXCHANGE – TASE

A Bolsa de Valores de Tel Aviv (TASE) desempenha um papel importante na economia israelense. O TASE permite que as empresas aumentem o capital necessário para o seu desenvolvimento, contribuindo assim para o crescimento da economia local e para o emprego. A TASE também fornece uma plataforma que permite ao público investir em títulos de empresas israelenses e, consequentemente, compartilhar o sucesso da economia israelense.

LABS

Pitch session com startups israelenses

Nees Center: hub de startups de energia;

Fsight: plataforma de sistema de inteligência artificial para gestão de energia;

Volta Solar: especializada em planejamento de projetos inteligentes de energia solar;

Eco Wave Power: sistema de captação de energia por meio do movimento das ondas do mar;

CNVRG.io: gestão completa de dados da empresa em uma plataforma dinâmica; para automatizar o processo de machine learning;

Solomoto: plataforma de marketing digital para pequenas empresas. É uma startup israelense que decidiu começar pela atuação no mercado brasileiro.

2BFRESH

Subsidiária da Teshuva Agricultural Projects Ltd. (TAP), produz uma ampla variedade de microgreens e ervas frescas com alto índice de produtividade e sustentabilidade. O desenvolvimento de substratos sem solo e métodos de cultivo hidropônico, juntamente com tecnologia de ponta em logística de produtos frescos, impulsionaram a 2BFresh a se tornar um líder na crescente categoria de alimentos saudáveis de microgreens.

Hoje, a 2BFresh é um exemplo de empresa inovadora israelense de impacto que exporta para mais de 10 países e ainda possui kits para replicar os métodos para pequenos produtores em todo o mundo.

Alguns fatos interessantes sobre Israel

Israel é um país que se preparou para o protagonismo nos últimos anos, mesmo estando em terras cercada de ameaças por todos os lados, de disputas acentuadas por fatores políticos, econômicos e religiosos.

Fica claro que há um ecossistema bem instalado na região, construído no conceito de “Hélice Tripla”, isto é: setor privado, Governo e academia cumprem seu papel, integrados em um nível de cooperativismo muito forte.

Por ser um país pequeno, a empresa tem que crescer já GLOBAL.

Alguns dados que mostram a força da economia israelense:

  • 15% do PIB está ligado à tecnologia e inovação;
  • Investimento de 4,5% do PIB em P&D;
  • 50% da exportação da indústria é de produtos de tecnologia e inovação;
  • Número per capita de engenheiros e PHDs em Israel é considerado o maior do mundo.

Conteúdos Relacionados

2 Responses
  1. Leonardo Tavares Pereira

    Sem sombra de dúvida, o investimento em tecnologia, gera um grande retorno sobre o capital investido. Mais o ES continua patinando a mais de 15 anos no básico. Uma area para construção do polo tecnologico.

  2. Paulo Lana

    Juliana
    Parabéns pela iniciativa de participação no movimento e gostei do que falou sobre a visita.
    Sucesso para voces no FIndesLAB

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES