Escola Móvel Cozinha Capixaba chega em Colatina

Programa qualifica moradores da região valorizando os alimentos típicos

O programa Cozinha Capixaba estará na cidade de Colatina a partir do próximo dia 12 de junho para qualificar moradores que têm interesse em aprender educação alimentar, utilizando os alimentos típicos do Estado. A Unidade Móvel Cozinha Capixaba será instalada pátio do Centro Integrado Sesi/Senai e as inscrições serão feitas na Central de Atendimento da unidade. Serão abertas 40 vagas no total.

O programa resgata a história de 10 alimentos típicos em 50 receitas elaboradas por cinco chef’s, em parceria com nutricionistas do Sesi-ES. Esse material está disponibilizado em dois livros lançados pela entidade em fevereiro deste ano. Além do material, o programa conta com uma Escola Móvel, equipada com cozinha industrial, pronta para levar cursos ao interior do Estado.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o programa reforça as ações de interiorização realizadas nos últimos anos. “Nossa gestão ficou marcada pela aproximação com as diretorias regionais, o setor produtivo e os trabalhadores. O Cozinha Capixaba procura valorizar a cultura de cada região, difundindo nossos sabores com receitas práticas e saudáveis, melhorando a qualidade de vida dos capixabas”, argumentou.

O curso, ministrado em Colatina a partir do dia 12 de junho, abordará o conteúdo do volume I da série de livros sobre o assunto publicada pelo Sesi-ES, que contém os alimentos mamão, morango, café, banana e pescado. Com carga horária de 96 horas, a duração total da qualificação é de aproximadamente um mês e meio. As vagas estão disponíveis em duas turmas de cada turno (vespertino e noturno), com capacidade para atender até vinte alunos por vez. O curso será oferecido gratuitamente aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e membros da comunidade, com idade mínima de 16 anos.

Para o vice-presidente institucional da Findes em Colatina e região, Manoel Antonio Giacomin, a chegada da Escola Móvel Cozinha Capixaba em Colatina oferecerá oportunidade para os moradores que querem aprender uma nova profissão.

“É um projeto importantíssimo que o Sistema Findes, por meio da Escola Móvel, traz aos moradores e trabalhadores da nossa regional. É uma oportunidade de aprender uma nova profissão. As ações de interiorização da gestão do presidente Marcos Guerra viabilizam por meio desses projetos a qualificação de trabalhadores de todo o Estado”, conclui Giacomin.

Curso de Cozinha Capixaba Volume I – Mamão, Morango, Café, Banana e Pescado

Período das turmas – 12/06 a 07/08 (noturno) e 13/06 a 08/08 (vespertino)
Carga horária – 96 horas.
Quantidade de alunos – de 17 a 20 participantes por turma.
Horários – vespertino (das 13h às 17h) e noturno (das 18h às 22h).
Pré-requisito – trabalhador da indústria, seus dependentes e comunidade em geral, com idade mínima de 16 anos e que, no mínimo, seja alfabetizado.

Documentação:
– Ficha de matrícula (arquivo anexo) preenchida e assinada pelo aluno.
– Cópia simples de documento(s) que possua(m) data de nascimento, RG e CPF.
– Autodeclaração de baixa renda (de próprio punho, para cada módulo).

Local das inscrições: Central de Atendimento do Centro Integrado Sesi/Senai de Colatina

O programa

Peixe, café, banana, mamão, morango, milho, coco, inhame, laticínios e carnes foram os alimentos selecionados para promover a educação nutricional dos capixabas nos dois primeiros livros da série Cozinha Capixaba. Foi realizado um resgate histórico para contextualizar a importância de cada um desses produtos e uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionista, historiador, especialista em economia doméstica e alguns dos principais chefs de cozinha do Estado, atuou na elaboração dos livros do programa, que servirão de material didático durante os cursos. A versão digital do material está disponível para download no site do Sesi-ES: www.sesi-es.org.br.

A Unidade Escola Móvel Cozinha Capixaba

A unidade destaca-se pelas inovações tecnológicas que, entre outros aspectos, a tornam autossustentável na questão do consumo de água. Um sistema capta a água do ar-condicionado para que seja utilizada na lavagem dos utensílios, por exemplo. Além disso, possui gerador próprio de energia, permitindo que as aulas sejam realizadas mesmo em situação de falta de luz. Câmeras de vídeo, instaladas em diversos pontos, ampliam o ângulo de visão dos alunos, ajudando no aprendizado e no entendimento da execução das receitas.

Unidade móvel do Cozinha Capixaba vista por fora

A acessibilidade está garantida na unidade móvel, que possui também cadeiras para canhotos e obesos. A reposição dos alimentos é feita por uma porta separada da entrada dos alunos, onde fica a sala de pré-preparo. A unidade pode ficar estacionada em qualquer tipo de terreno, pois possui um equipamento de autonivelamento inovador, pronta para adaptação a qualquer condição do solo.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES