Escola de Associativismo lança quinto módulo didático

A Escola de Associativismo lançou, nessa terça-feira (24), seu quinto módulo com o tema “Desenvolvendo mercados por meio das associações”. A cerimônia, realizada no auditório do Sindifer, contou com a presença de lideranças empresariais, representantes de diversos segmentos da economia capixaba.

O diretor da Escola de Associativismo, Sergio Rogerio de Castro, fez um resumo dos módulos anteriores e falou sobre o objetivo da escola em sempre propor temas atuais. “Desde o primeiro módulo promovemos o debate e a reflexão sobre temas atuais, com o intuito de incentivar as associações a evoluírem e serem melhores. Sempre buscando nomes que são referência no nosso Estado”, disse.

Representando o presidente do Sistema Findes, o vice-presidente da entidade e conselheiro da Escola de Associativismo, Aristoteles Passos Costa, parabenizou a iniciativa. “Esta é uma ação pioneira e visionária, que com certeza vai fortalecer não só os nossos sindicatos, mas também outras associações representadas”, declarou, ao reiterar o apoio da Federação.

Nesse quinto módulo, o tema teve como objetivo mostrar para as associações como elas podem realizar projetos que ampliem o mercado para seus associados. O palestrante da noite foi o consultor e presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas, idealizador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

De acordo com ele, para promover o desenvolvimento do mercado, as associações precisam trazer o conhecimento para os associados, gerar oportunidades de negócios, prestar serviços de qualidade, fazer planejamento e também ter alternância na gestão, entre outras medidas. “É preciso abandonar o preconceito, o comodismo, a desconfiança, e passar a acreditar que a cooperação é o melhor caminho para alcançar a competitividade”, afirmou.

O vídeo do quinto módulo didático, bem como o material apresentado durante a palestra, estão disponíveis no site Escola de Associativismo.

Por: Evelyn Trindade 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos
11 de abril de 2024
Empresários conhecem detalhes sobre os decretos de logística reversa no ES