Equipe do Sesi-ES em Maruípe garante vaga em torneio mundial de Robótica

A etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League foi realizada no último final de semana, em Brasília (DF). No começo de abril serão definidos os países em que cada equipe classificada irá competir

A equipe Lego Side, do Sesi-ES Maruípe (Vitória), fez bonito e garantiu a classificação para uma das etapas internacionais do Torneio de Robótica First Lego League. Os jovens capixabas participaram, no último fim de semana, da etapa nacional do Torneio, ocorrida no Sesi-DF de Taguatinga, em Brasília, e conquistaram o 27º lugar no geral – 28 equipes, entre as 74 que competiram, classificaram-se para as etapas internacionais. No início do mês de abril serão divulgados os países onde as equipes classificadas competirão. A equipe Troia, do Sesi-ES Linhares, também representou o Espírito Santo, mas não conseguiu a classificação para as etapas mundiais.

A equipe Lego Side, inclusive, venceu a seletiva regional realizada em dezembro do ano passado, em Vitória. O projeto de pesquisa desenvolvido para o torneio, que propõe o combate à captura ilegal de caranguejo na Grande Vitória, recebeu, na ocasião, muitos elogios de todos os participantes. “Foi muito gratificante conquistarmos essa vaga para uma das etapas mundiais. Isso é fruto da evolução do nosso trabalho desde 2015, quando conseguimos nos classificar pela primeira vez para a etapa nacional em Brasília”, comemora o professor de Matemática e também técnico da equipe Lego Side, Thiago Ferreira da Silva.

“É uma honra representar o Sesi-ES pela segunda vez numa etapa internacional [o Sesi-ES de Jardim da Penha participou da etapa na Austrália no ano passado]. Além disso, o fato de termos conquistado o 12º lugar no ‘Desafio da Mesa do Robô’, ficando à frente de equipes que já participam da etapa nacional há dez anos ou mais, é fruto da imensa dedicação de nossa equipe em evoluir na competição”, completa Thiago.

Você acompanhará a expectativa dos alunos da equipe Lego Side após a confirmação do país onde irão competir e o que eles farão para trazer de lá o melhor resultado em breve aqui nos sites do Sistema Findes e no Sesi-ES.

O Torneio

Entre os dias 17 e 19 de março, alunos de nove a 16 anos estiveram envolvidos em uma disputa emocionante com robôs de Lego na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League, em Brasília (DF). Os robozinhos, projetados e programados pelos próprios estudantes, cumpriram diversas missões na mesa de competição, baseadas no tema da temporada, Animal Allies (Animais Aliados) – como, por exemplo, salvar animais em áreas de risco. As equipes também apresentaram projetos de pesquisa relacionados ao tema. E claro, também tiveram de mostrar que sabem trabalhar em equipe. Os times vencedores mandaram bem nessas categorias.

Veja tudo o que aconteceu na competição! Confira todas as fotos no Flickr da CNI. Acompanhe a cobertura completa no perfil do Torneio de Robótica no Facebook, Instagram e, claro, no site oficial do evento.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência