Em áreas como metalmecânica, a taxa de empregabilidade chega a superar os 72% entre profissionais que concluíram cursos até o ano de 2017 e conseguiram ingressar no mercado de trabalho no ano de 2018

 

Cursos técnicos continuam sendo uma ótima opção para quem busca o rápido ingresso no mercado de trabalho. Levantamento realizado pelo Senai Espírito Santo mostra que seis em cada dez formados no ensino técnico da instituição estão empregados. Em áreas como metalmecânica, a taxa de empregabilidade chega a superar os 72% entre profissionais que concluíram cursos até o ano de 2017 e conseguiram ingressar no mercado de trabalho no ano de 2018. 

“Esse é um reflexo do franco desenvolvimento da indústria, com o mercado necessitando cada vez mais de mão de obra qualificada. Podemos pegar como exemplo a área automotiva. No último ano, nós iniciamos o curso de Técnico em Manutenção Automotiva com 80 alunos e 64 deles já estão empregados”, apontou o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

No curso de Desenvolvimento de Sistemas do Senai Vitória também têm aluno empregado. É o caso do Tiago Rodrigues. “O curso dura um ano e meio, mas já estou atuando como trainee em uma empresa da Grande Vitória. As perspectivas que tenho são de crescimento dentro da empresa a medida que vou chegando perto da conclusão do curso”, contou.

O levantamento chama atenção ainda para a alta taxa de satisfação, apontando que quem passa pelo Senai ES tem maior chance de ingressar no mercado: 96,1% das empresas capixabas têm preferência por egressos da instituição ao contratar novos profissionais. Além disso, 97,3% dos egressos indicariam os cursos técnicos do Senai.

Quando o assunto é salário, os números também são atrativos: o aluno egresso de um curso técnico do Senai pode ter um incremento na renda média mensal  em até 27,1%.

Pesquisa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou recentemente a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, painel 2017-2019, um levantamento nacional realizado por meio de contato com ex-alunos para verificar, entre outras coisas, o número de egressos de cursos técnicos do Senai que estavam trabalhando um ano após a conclusão do curso.

Para essa pesquisa, também são realizados contatos com empresas e entrevistas com supervisores diretos dos profissionais técnicos formados pelo Senai, a fim de avaliar o nível de satisfação dos empregadores, além de medir o percentual de preferência por contratação de egressos da instituição.

O Painel 2017-2019, na primeira fase da pesquisa, 21.284 técnicos de nível médio; 7.434, na segunda; e 1.022, na terceira fase. Já o total de empresas entrevistadas foi de 1.022.

O Senai está com matrículas abertas para 2020!

Clique aqui e conheça os cursos.

Com uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho, o Senai ES está com inscrições para 12 cursos técnicos, sendo dois deles novidades do portfólio: Técnico em Produção de Moda e Técnico em Qualidade. Acesse!

Matrículas

O Senai ES está com matrículas abertas para 2020, com uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho. São 2.039 vagas para 12 cursos técnicos, sendo dois deles novidades do portfólio: Técnico em Produção de Moda e Técnico em Qualidade. O cadastro de interesse pode ser preenchido acessando senaies.com.br/matriculas2020.

Transformando conhecimento em oportunidades, a grade curricular dos cursos do Senai é voltada para desenvolver as competências técnicas e socioemocionais do aluno, preparando-o para lidar com as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing, Big Data, Robótica, o que os habilita para o rápido ingresso na carreira escolhida. No curso técnico do Senai ES, o aluno tem um aprendizado focado na prática, por meio de simulações e projetos que são desenvolvidos em laboratórios modernos.

Além dos novos cursos, há vagas também para os técnicos em: Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente, Refrigeração e Climatização; e Segurança do Trabalho. As oportunidades estão divididas entre as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares. Para realizar a matrícula, o candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Os documentos solicitados são: duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista/ Alistamento Militar, Comprovante de endereço atualizado (recebido pelo Correios), CEP e histórico escolar ou declaração de ensino Médio (2º ou 3º ano).

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h ou pelo site senaies.com.br/matriculas2020.

*Por Fiorella Gomes

Imprimir