Seis em cada dez formados no ensino técnico estão empregados no ES, diz levantamento do Senai

Em áreas como metalmecânica, a taxa de empregabilidade chega a superar os 72% entre profissionais que concluíram cursos até o ano de 2017 e conseguiram ingressar no mercado de trabalho no ano de 2018

 

Cursos técnicos continuam sendo uma ótima opção para quem busca o rápido ingresso no mercado de trabalho. Levantamento realizado pelo Senai Espírito Santo mostra que seis em cada dez formados no ensino técnico da instituição estão empregados. Em áreas como metalmecânica, a taxa de empregabilidade chega a superar os 72% entre profissionais que concluíram cursos até o ano de 2017 e conseguiram ingressar no mercado de trabalho no ano de 2018. 

“Esse é um reflexo do franco desenvolvimento da indústria, com o mercado necessitando cada vez mais de mão de obra qualificada. Podemos pegar como exemplo a área automotiva. No último ano, nós iniciamos o curso de Técnico em Manutenção Automotiva com 80 alunos e 64 deles já estão empregados”, apontou o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

No curso de Desenvolvimento de Sistemas do Senai Vitória também têm aluno empregado. É o caso do Tiago Rodrigues. “O curso dura um ano e meio, mas já estou atuando como trainee em uma empresa da Grande Vitória. As perspectivas que tenho são de crescimento dentro da empresa a medida que vou chegando perto da conclusão do curso”, contou.

O levantamento chama atenção ainda para a alta taxa de satisfação, apontando que quem passa pelo Senai ES tem maior chance de ingressar no mercado: 96,1% das empresas capixabas têm preferência por egressos da instituição ao contratar novos profissionais. Além disso, 97,3% dos egressos indicariam os cursos técnicos do Senai.

Quando o assunto é salário, os números também são atrativos: o aluno egresso de um curso técnico do Senai pode ter um incremento na renda média mensal  em até 27,1%.

Pesquisa

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) divulgou recentemente a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, painel 2017-2019, um levantamento nacional realizado por meio de contato com ex-alunos para verificar, entre outras coisas, o número de egressos de cursos técnicos do Senai que estavam trabalhando um ano após a conclusão do curso.

Para essa pesquisa, também são realizados contatos com empresas e entrevistas com supervisores diretos dos profissionais técnicos formados pelo Senai, a fim de avaliar o nível de satisfação dos empregadores, além de medir o percentual de preferência por contratação de egressos da instituição.

O Painel 2017-2019, na primeira fase da pesquisa, 21.284 técnicos de nível médio; 7.434, na segunda; e 1.022, na terceira fase. Já o total de empresas entrevistadas foi de 1.022.

O Senai está com matrículas abertas para 2020!

Clique aqui e conheça os cursos.

Com uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho, o Senai ES está com inscrições para 12 cursos técnicos, sendo dois deles novidades do portfólio: Técnico em Produção de Moda e Técnico em Qualidade. Acesse!

Matrículas

O Senai ES está com matrículas abertas para 2020, com uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho. São 2.039 vagas para 12 cursos técnicos, sendo dois deles novidades do portfólio: Técnico em Produção de Moda e Técnico em Qualidade. O cadastro de interesse pode ser preenchido acessando senaies.com.br/matriculas2020.

Transformando conhecimento em oportunidades, a grade curricular dos cursos do Senai é voltada para desenvolver as competências técnicas e socioemocionais do aluno, preparando-o para lidar com as tecnologias da Quarta Revolução Industrial, tais como Internet das Coisas (iOT), Lean Manufacturing, Big Data, Robótica, o que os habilita para o rápido ingresso na carreira escolhida. No curso técnico do Senai ES, o aluno tem um aprendizado focado na prática, por meio de simulações e projetos que são desenvolvidos em laboratórios modernos.

Além dos novos cursos, há vagas também para os técnicos em: Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Meio Ambiente, Refrigeração e Climatização; e Segurança do Trabalho. As oportunidades estão divididas entre as unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória.

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares. Para realizar a matrícula, o candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na Secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

Os documentos solicitados são: duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista/ Alistamento Militar, Comprovante de endereço atualizado (recebido pelo Correios), CEP e histórico escolar ou declaração de ensino Médio (2º ou 3º ano).

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do Senai-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h ou pelo site senaies.com.br/matriculas2020.

*Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos