Em parceria com Ministério da Cidadania, SESI vai atender 800 mil jovens até 2022

SESI vai atender 800 mil jovens em parceria com o Ministério da Cidadania

Cerca de 800 mil jovens de 18 a 29 anos que não estudam e nem trabalham deverão ser atendidos, nos próximos quatro anos, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em programas educacionais que facilitam a inserção no mercado de trabalho. A meta faz parte do acordo celebrado nesta terça-feira (30) com o Ministério da Cidadania. A parceria foi assinada pelo ministro da pasta, Osmar Terra, e pelo diretor do Departamento Nacional do Sesi, Robson Braga de Andrade, que também é presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Queremos atender àqueles que mais precisam. Não estamos pedindo caridade, nem favor. Vamos alcançar 4.6 milhões de pessoas nas famílias atendidas pelo Bolsa Família. Se não agirmos agora, todos seremos afetados, já que muitos jovens, sem perspectivas de futuro, acabam indo para a criminalidade”, ressalta o ministro.
“Estamos orgulhosos. Com a ajuda do Sesi, os jovens chamados de ‘nem-nem’ – que nem estudam, nem trabalham – terão a chance de ser capacitados com uma profissão, o que significa que terão mais chances no futuro”, salienta o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro, que esteve no evento de assinatura da parceria. No estado, cerca de 58,9 mil jovens nem-nem atendidos pelo Bolsa Família serão alcançados.
Segundo o acordo, os 800 mil jovens serão atendidos com reforço de português e matemática em módulos de 100 horas, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais integradas a cursos de qualificação profissional de 200 horas, em média. O programa ajudará a promover a empregabilidade e a geração de renda desta parcela da população em situação de vulnerabilidade. Serão contemplados os jovens inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família.

As estimativas de atendimento nos estados e no Distrito Federal consideram a base industrial e será feita proporcionalmente ao peso da indústria em cada unidade da federação. Assim, devem ser atendidos 44.318 jovens na região Norte; 99.342, no Nordeste; 147.551, no Sul; 461.072, no Sudeste; e 47.717, no Centro-Oeste. Há também um aumento progressivo no número de pessoas que serão atendidas ao longo dos próximos quatro anos, começando com 100 mil, em 2019, e chegando a 280 mil, em 2022.

.……
Reforma tributária deve ser aprovada ainda este ano
A reforma tributária foi uma das pautas em discussão na Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta terça-feira (40), em reunião com os presidentes das federações das indústrias de todo o país. O presidente da Comissão Especial sobre a PEC 45/2019, deputado Hildo Rocha, esteve na reunião e pontuou detalhes sobre a PEC.
O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Léo de Castro, questionou o deputado sobre a possibilidade de aprovação da reforma ainda este ano, e o deputado afirmou que acredita ser possível que a reforma seja aprovada em 2019.
A CNI vai conduzir um grupo de trabalho para analisar todas as propostas e buscar o melhor posicionamento, observando os interesses dos diversos setores industriais.

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo