Economia capixaba inicia 2018 em ajuste mas mantém resultado positivo

A economia capixaba manteve resultado positivo pelo quinto mês consecutivo no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-ES), medido pelo Banco Central. Nota divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) mostra que houve recuo de -1,74% na passagem de dezembro para janeiro, mas que o indicador acumulado em 12 meses cresceu 1,20% – quinta alta consecutiva, após 21 meses de queda.

A publicação do Ideies lembra que a economia nacional também passou por ajuste no mês de janeiro, embora em ritmo mais moderado, com retração de -0,56% frente ao mês de dezembro. No acumulado dos últimos 12 meses, o país teve o mesmo desempenho do Espírito Santo (1,2%). Para o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, os números sofreram influência dos resultados da indústria e do comércio no início do ano.

“Na comparação entre janeiro deste ano com janeiro de 2017, a produção física industrial divulgada pelo IBGE mostrou recuo de -7,8% no Espírito Santo; no mesmo período, o comércio sofreu redução de -2,9% e apenas o setor de serviços teve indicador positivo, com 0,3%. Ainda que tenha oscilado no início deste ano, a economia capixaba vem recuperando, desde outubro de 2016, as perdas dos últimos anos. Sabemos que 2018 será positivo para o Estado e o resultado de janeiro é muito incipiente para rever expectativas”, ponderou.

Confira a nota na íntegra no site do Ideies.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028