5 ações do Sesi para agitar a cena cultural capixaba

O Sesi-ES, integrante do Sistema S, mantém uma rica programação cultural destinada a atender toda a sociedade e democratizar o acesso a espetáculos, peças teatrais, shows e exposições

 

 

O Sesi é umas das principais instituições que promovem eventos culturais no Espírito Santo. Em 2018, foram mais de 100 eventos, entre espetáculos da Orquestra Camerata, exposições no Sesi Arte Galeria, peças do Teatro Socioeducativo e apresentações no Teatro Sesi Jardim da Penha.

O ano passado marcou ainda a primeira década da Orquestra Camerata Sesi-ES, regida pelo maestro Leonardo David, que leva na bagagem mais de mil apresentações e um público de mais de 300 mil espectadores.

Destacamos abaixo, cinco ações do Sesi para o fomento da Cultura no Espírito Santo.

1 – I Festival Sesi de Música Clássica

Quase duas mil pessoas prestigiaram os concertos dos professores e alunos do I Festival Sesi de Música Clássica, que reuniu músicos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.  O evento aconteceu na semana de 16 a 20 de julho de 2018 no Teatro do Sesi de Jardim da Penha, e teve todos os ingressos das apresentações esgotados e casa lotada em todos os concertos. Saiba Mais.

2 – Rockestra

A 7ª Edição da Rockestra reuniu 1.500 pessoas na arena de eventos Patrick Ribeiro, no Shopping Vila Velha. O projeto reúne clássicos do rock com os acordes da música clássica e conta com a participação de artistas capixabas. Estiveram presentes no palco, junto com a Orquestra Camerata Sesi-ES, os artistas Cláudio Passamani, Dona Fran, Laís Rocha e Marco Cypreste. A Rockestra busca aproximar a música clássica do público, tornando-a mais “popular”. Saiba Mais.

3 – Natal da Paz e do Bem

Uma ação inédita realizada pelo Sesi Cultura no Estado do Espírito Santo: o Natal da Paz e do Bem realizou uma projeção mapeada no Convento da Penha, um dos maiores símbolos religiosos do Estado. O espetáculo de luzes e projeções artísticas foi acompanhado por cerca de duas mil pessoas nos dois dias de evento e contou a história do presépio e do próprio Convento. As noites foram marcadas ainda pelas apresentações da Orquestra Camerata Sesi-ES, o coral Cameria Ifes, o Coro Vox Victoria, a Banda Sinfônica da Polícia Militar e a bateria da Mocidade Unida da Glória (MUG). Saiba Mais.

4 – Exposições

O Sesi promoveu quatro grandes exposições em Vitória durante o ano. Duas foram no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha: “A paz no mundo começa dentro de nós”, com curadoria de Rosa-Nina Liebermann, que aconteceu de abril a junho; e “Pagliacci – III Festival de Ópera”, do expositor David Scardua, em outubro. As outras duas foram no Sesi Arte Galeria, localizado no térreo do Edifício Findes: “Museu dos Futuros Possíveis”, com a curadoria do arquiteto Paulo Miyada; e a exposição “Móvel Capixaba: Passado e Presente”, que aconteceu entre julho e setembro.

5 – Teatro Socioeducativo

É importante destacar também o trabalho realizado pelo Teatro Socioeducativo, que promove, por meio das artes cênicas, a difusão de maior conhecimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Entre 2017 e 2018, foram 23 empresas atendidas, com 34 apresentações e 5.128 espectadores.

Quer saber mais sobre as ações do Sesi Cultura ES?

Acesse o nosso site.

Camerata

Com dez anos de estrada, a Orquestra Camerata Sesi-ES possui uma programação anual rica, com séries de músicas clássicas e projetos que reúnem o som dos instrumentos de cordas à melodias mais populares. O Camerata Música Clássica, traz ao estado nomes nacionais e internacionais, como o maestro Cláudio Cruz, da Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o pianista Cristian Budu. Já o Camerata Pop une a música clássica aos ritmos mais populares, com apresentações como o “Anime in Concert”, em que a orquestra executa músicas de desenhos animados japoneses; e realiza apresentações a nomes da MPB, como Leila Maria e Artur Maia. Além do I Festival Sesi de Música Clássica, a Orquestra também realizou o Festival Sesi de Ópera.

Em 2018, foram 53 apresentações que ultrapassaram as barreiras do território capixaba, expandindo sua projeção nacionalmente, com concertos na renomada sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, ao lado de nomes como Danilo Caymmin, com quem gravaram um DVD. Participaram ainda do Festival Nacional de Jazz e Bossa Nova e o 8º Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal.

Orquestra Jovem

Por entender que o estudo de um instrumento leva ao desenvolvimento da sensibilidade e concentração, sendo um crescimento para o jovem como cidadão e gerando a eles uma visão diferente do mundo, o Sesi-ES conta com aulas de música em sua grade curricular. O projeto Sesi Música na Escola consiste na formação inicial nos instrumentos da orquestra, oferecendo aulas de violino, violão, violoncelo e viola para alunos das escolas da Grande Vitória. Os instrumentos são fornecidos pelo Sesi-ES e as aulas são ministradas pelos músicos da Orquestra Camerata Sesi.

No ano passado, foi criada a Orquestra Jovem do Sesi, composta por 66 alunos, com idade entre 10 e 15 anos, das unidades de Maruípe, Jardim da Penha, Cobilândia, Porto de Santa, Araçás, e Laranjeiras. O projeto é coordenado pela primeira violinista da Camerata Sesi, Gabriela Queiroz, e regida pelo maestro Leonardo David.

Seu filho pode fazer parte de uma instituição que fomenta a Cultura do Espírito Santo!

Estamos com matrículas abertas. Saiba Mais.

Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência