Custo do gás afeta competitividade da indústria capixaba

A primeira edição do Boletim Econômico Capixaba, divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial e Educacional do Espírito Santo (Ideies) em outubro, trouxe uma análise de diferentes indicadores da economia capixaba. Um dos assuntos em destaque é o aumento de 29,4% na tarifa de gás no Estado – entre 2014 e 2017, a tarifa média do m³ industrial saiu de R$ 1,12 para R$ 1,45.

O aumento do custo, segundo o Boletim, afeta a competitividade das indústrias que fazem uso intensivo do insumo. Embora seja o quarto maior produtor de gás natural do Brasil, o Estado paga uma tarifa postal – que não considera o trajeto percorrido pelo gás. Em 2018, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve rever a metodologia do cálculo tarifário.

A análise produzida pelo Ideies revela que uma cobrança por entrada e saída, variando conforme o custo do transporte, seria benéfica para o Espírito Santo. Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a capacidade produtiva do Estado e a infraestrutura de distribuição serão grandes diferenciais para a atração de indústrias que buscam tarifas de gás mais competitivas.

“O gás capixaba tem tudo para ser um dos mais competitivos do país. Essa questão é determinante para a atração de novos investimentos, sobretudo nos segmentos de cerâmica, alimentos e bebidas, papel e celulose. A Findes, por meio do Ideies, vai acompanhar e propor mudanças que tornem o preço do gás cada vez mais acessível para o setor produtivo”, destacou o presidente.

Saiba mais

O Boletim Econômico Capixaba de outubro também trata sobre o processo de retomada da economia, o desempenho industrial e os resultados do comércio exterior no Espírito Santo. Saiba mais acessando a publicação completa:

http://ideies.org.br/dados/

 

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos