Crédito para empresas continua em queda no Espírito Santo

Baixa histórica da Selic não foi suficiente para aumentar empréstimos

O saldo de operações de crédito no Espírito Santo registrou recuo de 0,7% em fevereiro, na comparação direta com fevereiro de 2018. A queda foi superior à média nacional (-0,3%) no mesmo período, conforme dados do Banco Central analisados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Estado (Ideies) no último Boletim Econômico Capixaba.

A taxa de inadimplência capixaba em fevereiro também apresentou redução de 0,6 p.p., atingindo 3,7%. Segundo o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, chama a atenção que o spread bancário tenha sofrido alta neste ano. “A taxa Selic está no piso histórico, a inadimplência vem registrando queda, mas o spreadcresceu 1,2 p.p. em fevereiro e 1 p.p. em janeiro. A recuperação nas vendas do comércio e da produção industrial poderiam ser aceleradas pela redução dos juros, estimulando a demanda”, destacou.

O Boletim mostra, ainda, que os juros para pessoas físicas revelaram o maior acréscimo, com 2 p.p. a mais em fevereiro, alcançando 49,2% de spread. “Embora o país tenha cerca de 150 bancos, quatro grandes instituições concentram 75% do mercado, o que dificulta a concorrência. A regulamentação das fintechs (startups financeiras) poderia estimular análises de crédito mais precisas, ágeis e eficientes, com custos menores”, argumentou Saintive.

Leia a íntegra do Boletim Econômico Capixaba no site do Ideies

 

Por: Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos