Confiança do empresário industrial capixaba registra alta em janeiro

 

Contudo, o índice positivo, segundo o Ideies, ainda não denota melhora nas condições gerais da indústria capixaba e nacional em curto prazo

 

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo avançou 2,5 pontos em janeiro, se comparado ao mês de dezembro de 2016, aproximando-se da linha divisória entre a confiança (acima de 50 pontos) e a falta de confiança, atingindo 49,2 pontos. O progresso do índice sinaliza um maior otimismo dos empresários, refletindo a melhora tanto das condições atuais quanto das expectativas para os próximos seis meses. A pesquisa é realizada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e coordenada, no Espírito Santo, pelo Sistema Findes, por meio do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo – Ideies.

 

 

Esse é o quarto melhor patamar do índice geral do Estado desde janeiro de 2015, denotando que o industrial capixaba está menos pessimista. Ao compararmos o índice de janeiro de 2017 (49,2 pontos) com o de janeiro de 2016 (38,5 pontos), observa-se um avanço de 10,7 pontos no índice atual. O ICEI do Brasil registra 50,1 pontos em janeiro de 2017, um aumento de 2,1 pontos frente a dezembro de 2016, revelando aumento na confiança do empresário e início de ano positivo, com o índice acima da linha divisória. Na comparação com janeiro de 2016, o índice nacional é atualmente 13,6 pontos superior.

 

Cautela

O diretor executivo do Ideies, Doria Porto, recomenda cautela na interpretação dos resultados do ICEI de janeiro. “É natural que, no primeiro mês de um novo ano, as pessoas estejam mais otimistas em relação ao que passou, e isso acontece também na percepção dos empresários industriais”, pondera Porto. “Esse salto no ICEI em comparação a dezembro do ano passado se deve também ao aquecimento dos setores produtivo e de comércio, por conta das festas de final de ano. Mesmo com o país em crise, é a época em que mais se produz e se vende”, completa o executivo. 

 

Faça o download do estudo completo do ICEI de janeiro de 2017

 

“O ano de 2017 continuará sendo desafiador para a indústria nacional e para o Espírito Santo. Mas os sinais positivos que o Governo Federal vem dando, como a aprovação de medidas econômicas importantes e o debate de assuntos de interesse do setor produtivo, trazem uma nova motivação para os industriais. Vivemos um período de ajuste forçado em 2016, que nos levou a revisar planejamentos, e acreditar que 2017 será um ano de recuperação, ainda que de forma lenta” 

Marcos Guerra – Presidente do Sistema Findes 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos