17/12/2016 – Confiança do empresário industrial capixaba cai novamente em dezembro

 O Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI – do Espírito Santo registrou queda de 1,0 ponto , contrariando as expectativas de recuperação do setor produtivo a partir do primeiro semestre de 2017

O Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI –, na versão do Espírito Santo, registrou queda de 1,0 ponto no mês de dezembro, reforçando o panorama pessimista da indústria capixaba ao final de 2016. Ao registrar 46,7 pontos, o ICEI permaneceu abaixo da linha que indica otimismo, que é a partir dos 50 pontos. Apesar do recuo do índice geral do Estado, o industrial capixaba está menos pessimista do que o registrado no período de dezembro de 2014 a julho de 2016, conforme o gráfico abaixo.

Faça o download dos dados completos.

Ao comparar o índice de dezembro de 2016 (46,7 pontos) com o de dezembro do ano passado (35,7 pontos), observa-se um avanço de 11,0 pontos no índice atual. O ICEI do Brasil registra 48,0 pontos em dezembro de 2016, um retrocesso de 3,7 pontos frente a novembro, mostrando a falta de confiança do empresário após quatro meses acima da linha divisória.

Na avaliação do diretor-executivo do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), Doria Porto, o que chama a atenção no índice de dezembro é a não concretização da retomada do setor produtivo após as mudanças ocorridas em Brasília, com o a posse do governo interino de Michel Temer.

“O que constatamos nos últimos meses é que a esperada retomada da produção industrial – brasileira e capixaba – vai demorar a ocorrer. O recente anúncio do Governo Federal de queda na previsão do PIB brasileiro para 2016 – de 1,6% para 1,0%  jogou definitivamente um “balde de água fria” nas expectativas da indústria”, ressalta Porto.

“Se até a primeira metade desse ano, a expectativa era de retomada da indústria no primeiro semestre de 2017, agora a previsão é para o segundo semestre. O endividamento das famílias e o aumento do desemprego também influenciam diretamente nessa mudança para pior nas previsões”, conclui o diretor executivo do Ideies.

O ICEI-ES de dezembro de 2016

– Período de coleta das informações: 01 a 12 de dezembro de 2016;
– O ICEI varia no intervalo de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes;
– A pesquisa cuja amostra é selecionada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI –, contou nesse mês com a participação de 88 empresas capixabas (29 pequenas, 35 médias e 24 de grande porte). Dessas, 21 empresas pertencem à indústria da construção;
– Coordenação do ICEI-ES: Unidade de Gestão da Informação – UGI – do Ideies (Sistema Findes).

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência
19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal