Começou a edição 2018 da Super Feira Acaps Panshow

Chegou o momento do setor supermercadista e de panificação voltar o seu olhar para o ambiente de interação e de negócios em um dos maiores eventos de economia segmentada do Espírito Santo: a Convenção e Feira de Negócios de Supermercados e Padarias do Espírito Santo – Super Feira Acaps Panshow. Realizada e organizada pela Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães), o ambiente de fomento ocorre até 20 de setembro, das 14h às 22h, no Carapina Centro de Eventos, na Serra. A solenidade de abertura será no dia 18 de setembro, às 16h30, com a participação de autoridades.

Essa 32ª edição conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae), do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da operadora de plano de saúde Samp.

A expectativa é que 23 mil pessoas, entre proprietários e sócios, diretores, executivos, gerentes, compradores e encarregados de setores devam marcar presença para conhecerem as novidades em máquinas, equipamentos, produtos e serviços, além da participarem das diversas atividades oferecidas durante os três dias.

O presidente da Acaps, João Tarcício Falqueto, explica que muito mais que um espaço temporário para a geração de negócios, as feiras são propulsoras de bons números para a economia. E a Super Feira Acaps Panshow é parte desse motor indutor de desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Ela contribui para alavancar os negócios entre os fornecedores, expositores e os compradores, como também movimenta, em tempo real, outros setores, como o turismo de negócios, hotelarias, gastronomia e transporte.

“A feira é o momento ideal para profissionais encontrarem, em um único espaço, as principais novidades e lançamentos apresentados por pequenas, médias e grandes empresas, possibilitando que todos tenham um ambiente único para apresentarem seus produtos e conquistarem novos clientes. Somente nesta edição, a organização estima R$ 300 milhões de negócios futuros”, apresenta Falqueto.

Os dados de 2017 mostraram que o setor supermercadista do Espírito Santo gera mais de 115 mil empregos diretos e indiretos e conta com 1.480 lojas espalhadas em todo o território capixaba. Só nos últimos 18 meses, foram identificadas as aberturas de 14 novas lojas no Estado.

Novo fôlego

O cenário progressivamente positivo também é comemorado pelo presidente da Fecomércio-ES, Jose Lino Sepulcri. “O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo começou a reverter a queda registrada nos últimos anos e registra um crescimento de 6,9% até maio de 2018, o que gera expectativas para um fechamento positivo no ano. Para se ter uma ideia, no mesmo período do ano passado foi registrada uma retração de 16,0% (janeiro a maio de 2017), fechando o ano de 2017 com retração de 11,4% em relação a 2016”, informou Sepulcri.

Outro fato que impulsiona o otimismo da área foi apontado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Léo de Castro. “A indústria de alimentos e bebidas apresentou, ao longo de 2017, o melhor resultado do Espírito Santo, crescendo acima da média dos demais setores. Presente em todas as regiões do Estado, o segmento favorece o desenvolvimento e cumpre um papel essencial na geração de renda para os capixabas. A Super Feira Acaps Panshow nos permite provocar um debate sobre inovação e produtividade, apresentando às lideranças do setor ações do Sesi e do Senai que estão fazendo nossa indústria ainda mais competitiva”, salienta Castro.

O superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, enfatiza que as entidades estão apresentando em seu estande o projeto responsável pelo protótipo “Padaria 4.0” ou “Padaria das Coisas”, com o Senai de Pernambuco. Através da ambientação em uma padaria, a ideia consiste numa plataforma técnico-teórica para levar conceitos de Indústria 4.0 a pequenas e médias indústrias, com foco na inteligência dos processos e com o intuito de favorecer a produção personalizada, evitar desperdício de insumos e usar recursos eficientemente.

“O setor de alimentos e bebidas é um dos que mais crescem no país e, por este motivo, a participação do Sesi e Senai reforça nossa missão de apoiar o aumento da competitividade da indústria, demonstrando soluções que ajudam a empresas a inovar, aumentar sua produtividade e acessar novos mercados”, evidenciou Freitas.

Principais atrações

A Super Feira será mais uma vez movimentada por uma intensa programação, com atrações que servirão para debater assuntos relevantes ao varejo capixaba. As aguardadas palestras magnas terão, mais uma vez, convidados renomados e temas de grande repercussão. É o caso de “Transformar: Estratégia de uma nova liderança em um novo tempo”, com o historiador Leandro Karnal, que enfatizará os riscos e armadilhas que a repetição e os clichês produzem na ação de cada um, principalmente entre os líderes.

Padaria 4.0

A Padaria 4.0, ou “Padaria das Coisas” faz parte do projeto “Pequenas e Médias Industrias e a Internet das Coisas” do Senai de Pernambuco.

O objetivo do projeto é beneficiar indústrias de pequeno e médio porte – que usualmente têm menos espaço e robustez financeira para realizar Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, desmistificando a Indústria 4.0 para as indústrias de menor porte.

Através da ambientação em uma padaria, a ideia consiste numa plataforma técnico-teórica para levar conceitos de Indústria 4.0 a pequenas e médias indústrias com foco na inteligência dos processos e com o intuito de favorecer a produção personalizada, evitar desperdício de insumos e usar recursos eficientemente.

Esse espaço, é parte do stand do Sesi e Senai-ES e contará com consultores que farão demonstrações de utilização dos equipamentos.

As inscrições podem ser feitas pelo site e mais informações pelo telefone: (27) 3324-3599.

Super Feira da Acaps Panshow 2018

Data: 18 a 20 de setembro

Local: Carapina Centro de Eventos

Endereço: Avenida Marginal, 5196 – Jardim Carapina, Serra/ES

Informações: (27) 3324-3599

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo