Findes apoia seminário no combate à violência contra a mulher

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) é apoiadora institucional do 1º Seminário “Maria da Penha vai às Empresas: possibilidades e parcerias entre instituições públicas e privadas”.

O objetivo do evento é promover a discussão sobre o papel das instituições privadas em parceria com a rede pública no empoderamento econômico de mulheres, na promoção da equidade de gênero, na prevenção da violência contra mulher e na criação de mecanismos de proteção para mulheres em situação de violência.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, é importante tratar a temática no âmbito das empresas. “Temos que apoiar iniciativas como essas. Qualquer tipo de violência contra as mulheres precisa ser combatido e as empresas são espaços importantes para a promoção da cultura do respeito e da igualdade entre as pessoas, pela valorização da liberdade e da vida”, reforçou.

O Seminário Maria da Penha Vai às Empresas é uma realização do Tribunal de Justiça do Espirito Santos, por meio da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória. Além da Findes, a iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, a Promotoria da Mulher e a Delegacia de Atendimento à Mulher, e conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e do Sindijudiciário.

De acordo com a Revista Exame, estudo realizado pelo Instituto Maria da Penha sobre o impacto da violência doméstica na vida laboral das mulheres mostrou que os efeitos nas vítimas são graves, impedem a ascensão nas carreiras e prejudicam a lucratividade das empresas. A pesquisa foi realizada com 10.000 mulheres de nove capitais da Região Nordeste do Brasil (https://exame.abril.com.br/negocios/maria-da-penha-violencia-domestica-afeta-o-lucro-das-empresas/).

Para o 1º Seminário Maria da Penha vai às Empresas estão convidados representantes de instituições públicas, privadas, ONGs, sindicatos, magistrados, promotores, servidores, profissionais e estudantes interessados na temática.

A violência doméstica e familiar contra a mulher, na perspectiva da Lei Maria da Penha, é uma questão de gênero e um problema estrutural que perpassa toda a sociedade. A Federação da Indústrias apoia todas as iniciativas voltadas ao respeito e à igualdade. Tanto que realizou campanha na Semana da Mulher com esse mote.

Confira a programação:

Seminário Maria da Penha Vai às Empresas – Possibilidades e Parcerias Entre Instituições Públicas e Privadas

Data: 29 de março de 2019

Horário: Das 12h às 18h

Local: Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

Programação

12h | Credenciamento e momento cultural

12h30 | Mesa de abertura: Representantes do TJES, PMV, MP-ES, DEAM, TRT-ES, Ufes, Sindijudiciário e Fórum de Mulheres

13h30 | Mesa redonda: Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas interseccionalidades
Coordenador: Bruno Toledo (Secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória)

Emilly Marques Tenório (mestra em política social pela Ufes e especialista em gênero e sexualidade pela Uerj)
Drª. Brunela Faustini Bagliolli (juíza de direito da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória) e Vania Goulart (diretora executiva da Selecta Consultoria, psicóloga e mestre em administração estratégica pela Fucape)

14h45 | Debate

15h20 | Intervalo

15h45 | Mesa redonda: Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres
Coordenadora: Drª. Suely Lima e Silva (promotora de Justiça do MP-ES)
Dr. Mario Rubens Assumpção (juiz de direito do TJSP – Programa Tem Saída)
Roberta Cristina Bispo de Carvalho (gerente geral do Sicoob Servidores)
Sr. Paulo Henrique Marques (representante da Arcelor Mittal)

17h15 | Debate

18h | Encerramento

Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfn7Xb-GKewpfjMkzC-IJ1M_P-5chvdihGzRkLgYgN9HrJ-3A/viewform

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos