CNI inicia campanha em defesa da reforma da Previdência

A Confederação Nacional da Indústria deu início a uma campanha em defesa da reforma da Previdência: “Reforma Hoje, Tranquilidade Amanhã”. A medida, segundo posicionamento da entidade, trará “equilíbrio às contas públicas e criará condições de crescimento sustentável”. A campanha conta com o apoio de lideranças nacionais, a exemplo do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e do ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o futuro do país depende das reformas em curso no Congresso atualmente. “A reforma da Previdência é essencial para diminuir o déficit, corrigir distorções e trazer novo fôlego ao Governo Federal. É importante lembrar que a medida não tira nenhum direito do trabalhador e, ao contrário disso, poderá estimular a economia e a geração de novos empregos”, lembrou Guerra.

Urgência

A Previdência Social é um sistema que protege trabalhadores e suas famílias. Além de garantir a aposentadoria, oferece uma série de benefícios: pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e salário-família. Como na maioria dos países, a Previdência é um sistema de repartição, um pacto de gerações: quem está trabalhando custeia o pagamento dos benefícios de quem se aposenta ou recebe pensões.

O equilíbrio das contas depende, principalmente, do tamanho da população economicamente ativa, formada pelos contribuintes. Entretanto, a população brasileira está envelhecendo rapidamente e, em pouco tempo, haverá mais gente recebendo benefícios que pessoas contribuindo para a Previdência. Isso inviabilizará o sistema e ameaçará o pagamento das pensões e aposentadorias.

De acordo com o governo, no ano passado, 52,1 milhões de brasileiros contribuíram para a Previdência e havia 33,2 milhões de aposentados. Para cada pessoa que recebia a aposentadoria, havia pouco mais de 1,5 contribuintes. Projeções indicam que, sem a reforma da Previdência, em 2050, o número de contribuintes cairá para 43,9 milhões de pessoas e haverá 61 milhões de aposentados.

Saiba mais sobre as propostas apoiadas pela CNI.

Principais pontos apoiados pela Confederação Nacional da Indústria

Idade mínima
Homens e mulheres só poderão se aposentar depois de completarem 65 anos, incluindo professores. A reforma prevê ainda um mecanismo de ajuste automático da idade mínima, de acordo com a evolução da expectativa de vida.

Tempo de contribuição
O tempo mínimo de contribuição à Previdência aumentará de 15 anos para 25 anos.

Acúmulo de benefícios
A reforma extingue a possibilidade de a pessoa acumular pensão com outra aposentadoria ou outro tipo de benefício.

Servidores públicos
A reforma equipara servidores públicos aos trabalhadores da iniciativa privada. O texto também extingue a integralidade, o recebimento da aposentadoria com base no salário integral. Também será vetado o acúmulo de aposentadoria com pensão por morte ou outro benefício.

 

Por Rafael Porto com informações da Confederação Nacional da Indústria

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos