Cinco motivos para fazer um curso técnico

A escolha da profissão e o ingresso no mercado de trabalho costumam ser momentos cercados de incertezas e receios. Qual profissão escolher? E se eu não gostar do curso? Como o mercado estará ao fim da faculdade?  Muitas vezes escolher uma graduação que dura entre quatro e cinco anos, tem alto custo e mercado incerto parece ser a única alternativa após o término do Ensino Médio, mas fazer um curso técnico pode ser também uma ótima opção!

Separamos cinco motivos para você fazer um curso técnico:

 

1 – Antecipar o ingresso no mercado de trabalho

Enquanto uma faculdade dura entre quatro e cinco anos, os cursos técnicos possibilitam formação rápida, que gira em torno de um ano e meio a dois anos. É possível cursar junto com o Ensino Médio e entrar no mercado de trabalho já com uma profissão ao fim do terceiro ano. Também é uma das melhores opções para quem quer mudar de área e não pode passar muito tempo estudando a nova profissão

 

2 – Economizar

Cursar uma faculdade pode ser muito caro. Os cursos técnicos têm mensalidades mais acessíveis e, como possibilitam formação mais rápida para o mercado de trabalho, muitas pessoas fazem o técnico, trabalham na área e, com o salário, pagam a faculdade.

 

3 – Aumentar seu salário 

Pesquisas apontam que os profissionais de nível médio que fazem um curso técnico ganham, em média, 18% a mais do que aqueles que concluíram apenas o Ensino Médio.

 

 4 – Começar a faculdade já trabalhando na área

Um curso técnico pode ser uma boa alternativa para ter contato com a área de atuação da profissão que você escolheu antes de embarcar em uma faculdade. Assim, você pode iniciar um curso superior já atuando na área, o que facilita o aprendizado em sala de aula, além de possibilitar a construção de network com outros profissionais da área.

 

 5 – Formação especializada e de acordo com as expectativas do mercado

Fazer um curso de nível superior te dá uma formação mais generalista, mas a atuação em setores específicos demanda contratação de técnicos, formados especialmente para desenvolver atividades mais segmentadas. Se você decidir fazer uma faculdade em área similar à formação técnica, ainda terá um conhecimento mais aprofundado que outros profissionais da área.

O Senai-ES está com vagas abertas para cursos técnicos com início no dia 19 de janeiro. Cursos como Logística, Mecânica e Eletrotécnica estão entre os mais procurados pelas indústrias capixabas e são oferecidos em diversas unidades do Senai na Grande Vitória e no interior. Além da formação alinhada às necessidades do mercado, alunos do Senai-ES ainda tem a preferência de 95% das indústrias na contratação.

São 670 vagas distribuídas nos turnos noturnos e vespertinos nas unidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro, Linhares, Colatina. As pré-inscrições podem ser feitas no www.senaimatriculas.org.br

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo