CIN-ES realiza capacitação em Comércio Exterior para o setor do vestuário

A capacitação acontece na Findes, em Vitória, no próximo dia 18, e faz parte do Programa Inseri, fruto de convênio entre a CNI e o Sebrae

O Centro Internacional de Negócios da Findes (CIN-ES) promove no próximo dia 22, a partir das 8h30, no Plenário do Edifício Findes, em Vitória, mais uma etapa do projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri), com o tema: “Desenvolvimento de coleção e adequação de modelagem internacional”, com as instrutoras Bárbara Poci e Heloisa Helena de Oliveira Santos. A capacitação acontece durante todo o dia.

O Inseri faz parte de um convênio assinado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae nacional, com foco no desenvolvimento de ações que promovam o fomento do comércio internacional para micro e pequenas empresas brasileiras. No Espírito Santo, o programa iniciou-se em 2016 e tem como coordenador local o CIN-ES.

A capacitação do dia 22 tem como objetivos compreender as etapas e registros do processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, com ênfase na diferenciação do produto por meio do design, e também de reconhecer a importância da tabela de medidas para a definição da grade de tamanhos e adequação das proporções da modelagem para o mercado internacional.

“O Inseri se configura numa excelente oportunidade para os micro e pequenos empresários capixabas adquirirem uma visão dinâmica sobre o comércio exterior, ampliando assim as chances de entrada no mercado internacional. Muitos deles sabem da necessidade de internacionalização de seus negócios, mas não sabem como se inserir em novos mercados”, explica o gerente do CIN-ES, Christiano Furtado.

Palestrantes

Heloisa Helena de Oliveira Santos

Doutora em Design pela PUC-RJ, mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e tecnóloga em Produção do Vestuário pelo Senai CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil) do Rio de Janeiro, onde atua como docente no Curso Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário, lecionando as disciplinas de Draping, Desenvolvimento Técnico de Produto de Vestuário e Projeto de Conclusão de Curso I e II.

Bárbara Poci

Formação nos cursos de Confecção de Vestuário (1996) e Estilismo para Confecção Industrial (1999), ambos pelo Senai-CETIQT, bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Facha (Faculdade Hélio Alonso, RJ, 2007), especialização em Didática do Ensino Superior pelo Senai CETIQT (2009) e pós-graduação lato sensu na área de Design de Estamparia pelo Senai-CETIQT (2009). Atualmente, é professora de graduação do Senai CETIQT nos seguintes cursos: Design de Moda e Tecnólogo em Produção do Vestuário, atuando como docente também na área de modelagem, sustentabilidade têxtil, projeto e pesquisa. Docente EAD na pós-graduação de Design de Moda do Senai-CETIQT, docente presencial na pós-graduação lato sensu de Modelagem da USC, e na pós-graduação lato sensu em Design de Produtos de Moda do Senai-CETIQT.

Programa Inseri – “Desenvolvimento de coleção e adequação de modelagem internacional”

Data: 22 de maio
Horário: de 8h30 às 17h
Local: Plenário do Edifício Findes (9º andar) – Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, Santa Lúcia – Vitória-ES
Mais informações: (27) 3334-5789
Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência