Certificação do Prodfor amplia oportunidades para fornecedores capixabas

82 empresas foram recertificadas durante a Mec Show

O Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), gerido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), recertificou 82 empresas durante a Mec Show. Mantido por grandes empresas que atuam no Estado – ArcelorMittal, Chemtrade Brasil, Cesan, EDP, Fibria, Petrobras, Samarco, Sebrae, TechnipFMC e Vale – o Prodfor certificou 689 fornecedores e realizou mais de quatro mil auditorias nos últimos 21 anos.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, o programa é essencial para o desenvolvimento. “Nossas indústrias tiveram dificuldades para contratar fornecedores no passado, utilizando menos de 10% de conteúdo local nas grandes obras. Por meio do Prodfor, conseguimos viabilizar um pico de 89% de participação capixaba no último investimento de expansão realizado pela Fibria”, exemplificou.

“Não podemos nos acomodar. Somente o setor de petróleo e gás deve realizar R$ 18 bilhões em investimentos nos próximos anos. Se queremos competir nas cadeias globais de valor, precisamos fazer uma autocrítica, voltando nossa atenção para ações de produtividade, eficiência operacional e inovação. O Sistema Findes, por meio de IEL, Sesi e Senai, está atento a estas mudanças”, complementou Castro.

O Prodfor concede quatro certificações, especificadas a partir das necessidades das empresas mantenedoras. O Sistema de Gestão da Qualidade do Fornecedor (SGQF) é baseado na norma ISO 9001; o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na ISO 14001; o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança (SGSS), na OHSAS 18001; e o Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista (SGFFT) possui metodologia própria.

Segundo o superintendente do IEL-ES, Paulo Lacerda, o Prodfor sintetiza a missão do IEL. “Nosso papel é formar, transformar e conectar. Quando qualificamos um fornecedor que busca certificação, estamos conectando as empresas capixabas às oportunidades de negócio – com apoio do programa Mais Negócios. Estamos criando novos ciclos econômicos, como a Imetame, certificada como fornecedora no primeiro ano do Prodfor, hoje com condições de contratar outras empresas”, lembrou.

O diretor técnico da Thermica, João Carlos Fonseca, recertificado pelo quarto ano consecutivo, endossou a relevância do programa. “A certificação criou procedimentos que melhoraram a qualidade da nossa empresa, o que nos permitiu atender não apenas as grandes empresas capixabas, mas receber propostas de outros Estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em termos de mercado, o Prodfor foi fundamental para nós”, detalhou Fonseca.

 

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028