Cartilha orienta municípios a criarem Conselhos do Trabalho

A Findes vai lançar, no dia 28 de novembro, uma cartilha que orienta e dá o passo a passo aos municípios para a criação do Conselho Municipal do Trabalho. O objetivo é potencializar a oferta de cursos de qualificação em parceria com as prefeituras, utilizando recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) para qualificar pessoas e apoiar negócios locais. A cartilha é um trabalho conjunto entre os conselhos da Findes, Conder (Conselho de Desenvolvimento Regional) e Consurt (Conselho de Relações do Trabalho), e as entidades Sesi e Senai. O lançamento faz parte da programação do oitavo congresso da Amunes “Gestão de Cidades” que vai acontecer no Centro de Convenções de Vila Velha nos dias 27 e 28 de novembro.

“Só quem mora, vive e trabalha no município conhece a realidade e sabe identificar as reais necessidades e potencialidades locais. Cabe ao Conselho do Trabalho e sua equipe a importante tarefa de exercer o papel de gestores da política do trabalho, emprego e renda de sua região. Para nós, da Findes, a criação do conselho vai facilitar a articulação com as prefeituras, criar novas parcerias e contribuir para o aumento da empregabilidade”, comentou o presidente da Findes, Léo de Castro, que complementa informando que os alunos poderão usar a estrutura física e móvel do Sesi e do Senai para os cursos de qualificação.

Mas, de que forma a criação de um Conselho do Trabalho facilita neste processo? Cabe ao conselho definir as prioridades e critérios para as políticas públicas de emprego, trabalho e renda no município. “Os conselhos do trabalho têm caráter permanente (a sua missão não deve ser interrompida com as naturais alternâncias no poder público). O conselho deve ser composto por membros do poder público, trabalhadores e empregadores no exercício do controle das políticas públicas de emprego, trabalho e renda de seus problemas locais”, complementa o presidente do Conder e vice presidente da Findes, José Carlos Zanotelli.

Não cabe aos conselhos do trabalho executar diretamente as ações, no sentido operacional. Esta função é de responsabilidade dos órgãos operacionais, tais como a Secretaria de Estado responsável pela política do trabalho, as unidades de atendimento do sistema público de emprego, trabalho e renda (agências do trabalhador), as secretarias municipais, as entidades parceiras no desenvolvimento dos programas, etc.

“A Findes trabalha firmemente para a instalação e funcionamento efetivo dos Conselhos Municipais do Trabalho, cuja a importância é fundamental para conectar a demanda de emprego com a demanda de qualificação da mão de obra pelas empresas. A retomada do crescimento econômico traz um alerta para a falta de mão de obra qualificada o que pode gerar uma redução do crescimento econômico e da redução do desemprego. A qualificação do trabalhador é fundamental para sua melhoria de vida, pois com a qualificação melhora sua produtividade e responde diretamente pelo aumento da sua renda”, afirma o presidente do Consurt e vice presidente da Findes na Regional Litoral Sul, Fernando Otávio.

A qualificação da mão de obra alinhada com a reforma trabalhista tende a promover maior abertura de postos de trabalho formais no ES. De janeiro a setembro de 2019 foram registrados 3.273 desligamentos por acordo entre empregador e empregado no Espírito Santo. No Brasil este número foi de 170.121. Sobre as novas categorias da reforma trabalhista, que podem ser captadas pelo CAGED, observou-se para o Espírito Santo a criação de 1.744 novos postos neste ano, sendo 1.496 na modalidade intermitente e 248 na modalidade de trabalho em período parcial. Estes equivaleram a 10% do saldo de postos formais acumulado do ano registrado para o estado.

 

Serviço: Lançamento da cartilha Conselho do Trabalho


Dia:
28 de novembro
Local: Na programação do congresso Gestão das Cidades, da Amunes
Centro de Convenções de Vila Velha
Horário: 16 horas

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos