Candidatos ao Governo debatem propostas para desenvolvimento de Vila Velha

Quatro candidatos ao Governo do Estado debateram propostas para o desenvolvimento de Vila Velha na última semana. Em evento organizado por lideranças empresariais, com apoio da Diretoria Regional da Findes no município, os candidatos Aridelmo Teixeira (PTB), Carlos Manato (PSL), Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (Podemos) ouviram os desafios do setor e propuseram soluções para o município.

No início de cada encontro, os candidatos assistiram a uma apresentação detalhada sobre o perfil socioeconômico do município, com dados produzidos pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies). Com 486 mil habitantes, Vila Velha é a segunda mais populosa do Estado e acumula PIB anual de R$ 11 bilhões – resultando no 13º maior PIB per capita entre os municípios capixabas.

Vila Velha possui mais de 10 mil empresas – 93% são microempresas – e cerca de 96 mil empregos formais, com destaque para os setores de serviços (45%), comércio (29%) e indústria (15%). Para o vice-presidente institucional da Findes no município, Vladimir Rossi, é preciso dinamizar o crescimento da cidade. “Buscamos apresentar o que de fato impacta o setor produtivo e construir uma agenda positiva para Vila Velha”, explicou.

Entre outros temas apresentados aos candidatos estão os desafios logísticos. Vila Velha representa 80% da movimentação de cargas realizada pela Codesa, mas possui gargalos para acesso a portos, retroárea e diversificação dos modais de transporte. Sede dos dois pontos turísticos mais visitados do Estado, o Convento da Penha e a Chocolates Garoto, o incentivo ao turismo também foi abordado com os candidatos.

Segurança pública, emprego, renda e finanças públicas estiveram nos debates promovidos ao final de cada evento. Realizado na UVV Business School, no Shopping Boulevard, nos dias 05 e 06 de setembro, o encontro com os candidatos teve apoio de: Acomac, Ascovv, Assevila, Associação das Empresas de Autopeças, CDL Vila Velha, Diretoria Regional da Findes em Vila Velha, Polo Empresarial Novo México, Sincofaes, Sindihotéis, Sindilojas, Sindipães, Sinduscon, Unicentro e Uniglória.

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos