Cachoeiro de Itapemirim adere às “Dez Medidas Contra a Burocracia”

O município de Cachoeiro de Itapemirim é o 21º a aderir às “Dez Medidas Contra a Burocracia”, lançada pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). A iniciativa, criada pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), busca a melhoria do ambiente de negócios e a simplificação dos processos de licenciamento ambiental.

A assinatura aconteceu hoje (17), no gabinete do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, com a participação do presidente do Sistema Findes, Léo de Castro. “As mudanças vão atrair novos investimentos e gerar oportunidades para a população”, explica Castro.

Para o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, “a palavra da vez é a desburocratização”. “Essas medidas representam um ganho significativo na resposta da Prefeitura ao solicitante que hoje depende de liberações, aprovações e orientações para implantar empresas e negócios na cidade”, destacou Coelho.

A Federação estima que cerca de 200 projetos estejam parados nas principais prefeituras capixabas à espera de licenças ambientais, representando R$ 400 milhões em investimentos. O documento elaborado pela Findes, por meio do Conder, propõe dez ações para otimizar processos e agilizar o licenciamento – sem que haja prejuízo ao meio ambiente.

“Queremos criar padrões para diferentes tipos de empreendimentos. Uma nova padaria, por exemplo, seguiria os mesmos critérios de instalação de outras padarias para conseguir sua licença rapidamente”, detalha José Carlos Zanotelli, 1º vice-presidente da Findes e presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional da Findes.

Até o momento, 21 municípios aderiram às medidas: Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ibiraçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Pedro Canário, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana , Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim.

Dez Medidas Contra a Burocracia
Dez Medidas Contra a Burocracia

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência