Arthur Bender discute reputação e propósito durante X Meeting de Líderes Industriais

O X Meeting de Líderes Industriais, promovido pelo Sistema Findes, em Pedra Azul, foi palco de um debate, nessa sexta-feira (27), sobre “Reputação e Propósito: construindo marcas de valor”. O especialista em estratégia e branding, Arthur Bender, com mais de 25 anos de mercado e experiência internacional, defendeu que nos planejamentos de marcas, nada tem sido tão forte e tão decisivo para ampliar e consolidar o valor de uma marca, do que a coerência na gestão.

“Trata-se do resultado líquido entre o que a empresa fala e como ela age. Entre o que ela diz oficialmente e suas práticas. Das grandes mensagens bem pensadas pela diretoria àqueles pequenos sinais, corriqueiros, do dia-a-dia da organização, que a gente acredita que não têm valor, mas que impactam, geram significados e criam percepções”, explicou Bender.

O especialista, ressaltou que a reputação, na maioria das vezes, determina o destino das organizações. “Quanto mais a empresa vive suas verdades e pratica seus valores de forma genuína, mais coerente se torna a marca perante os seus públicos e mais confiança se gera na relação. Quanto mais incoerente, mais frágil fica”, ponderou.

Arthur exemplificou para os presentes que as empresas vão além do CNPJ. “Na verdade, elas acontecem minuto a minuto pelo CPF.  “Assim, eu diria que os propósitos nas organizações assumem uma missão vital para o destino delas mesmas: permitir que as empresas mergulhem nas suas próprias entranhas e que assim, redescubram a si mesmas, tendo a chance de se perguntar novamente sobre o seu “por quê?” Por que fazemos o que fazemos? O que nos move? Qual é o significado desse empreendimento? Pelo que vale a pena insistir e continuar? Pelo que vale a pena levantar da cama pelo resto da vida?”.

“Uma cultura organizacional forte é a união de pessoas que acreditam na mesma coisa que a empresa acredita e defende. E isso pode ser uma força poderosa para uma empresa, já que  faz com que as pessoas se concentrem no que é realmente estratégico fazer”, destacou Bender.

Homenagens

Na ocasião, o presidente do Sistema Findes, Leo de Castro, lembrou que a edição deste ano contou com uma preparação especial, em comemoração aos 60 anos da Federação. “Desde a sua fundação, a entidade tem sido um pilar importante de inovação e protagonismo industrial, qualificando discussões e tornando o nosso Estado ainda mais competitivo e estratégico”, ressaltou Leo.

Dentre as homenagens, foram entregues aos presidentes eméritos da Findes um protótipo desenvolvido no Instituto Senai de Tecnologia, na unidade Beira Mar. Foram homenageados: Elcio Alves, representando Américo Buaiz, Helcio Rezende, Ernesto Bassini, representando José Bráulio Bassini, Sergio de Castro, Lucas Izoton e Marcos Guerra.

Camerata Sesi

O encontro também foi palco de mais uma apresentação da Orquestra Camerata Sesi, que comemora 10 anos de existência. Liderada pelo maestro Leonardo David, a equipe de músicos sempre inova no formato de suas apresentações, normalmente aplaudidas de pé, com fusões de gêneros musicais eruditos e populares.

Texto por Cinthia Pimentel e fotos por Alexandre Mendonça

[su_carousel source=”media: 10875,10876,10874,10871,10865,10872,10873,10870,10866,10867,10868,10869″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no” speed=”700″]

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência