Anuário analisa a indústria de petróleo e gás no Espírito Santo

[su_carousel source=”media: 6858,6859,6860,6861″ width=”840″ height=”440″ items=”1″ title=”no”]

O Sistema Findes lançou nesta segunda-feira (02) o primeiro Anuário da Indústria de Petróleo no Espírito Santo, produzido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies). A publicação reúne dados e análises sobre a exploração e produção de petróleo no Estado até 2016.

Entre os detalhes presentes no Anuário estão: reflexos do setor na economia capixaba (arrecadação, empregos, perfil da mão de obra) e as oportunidades geradas com as novas rodadas da ANP. Segundo o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a publicação qualifica o debate com as empresas e amplifica o potencial da cadeia produtiva capixaba.

“A seção sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação mostrou que, embora sejamos o segundo maior produtor do país, ocupamos apenas a 10ª posição no ranking de investimentos em P&D, com 1,43% do valor aplicado no país em cláusulas deste tipo entre 2006 e 2016. Isso auxilia o diálogo com as afretadoras e operadoras que atuam no Estado”, destacou o presidente.

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o CEO da Shell Brasil, André Araújo, participaram da cerimônia de lançamento, realizada nesta segunda-feira (02), no Palácio Anchieta. Na oportunidade, ambos manifestaram interesse em ampliar o investimento em pesquisa e desenvolvimento no Espírito Santo.

“Nossas equipes de contratação estarão mais próximas do Espírito Santo, procurando alternativas para nossos projetos. São demandas que podem ser supridas não apenas no Brasil, mas fora do país, a exemplo das operações que temos no Golfo do México e na costa africana”, ponderou o CEO da Shell Brasil. O presidente da Petrobras concordou. “Sabemos que nossos técnicos vão contribuir com a identificação de demandas que podem ser desenvolvidas pelos fornecedores capixabas”, acrescentou Parente.

Para o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive, o Anuário auxilia as empresas na definição dos planos de negócios. “A publicação apresenta um mapa analítico com dados e informações sobre as oportunidades e os desafios mais relevantes do setor. Nosso objetivo é avaliar evidenciar a importância da indústria de petróleo para o desenvolvimento econômico capixaba”, aponta Saintive.

Repetro

Durante a cerimônia, o governador do Estado, Paulo Hartung, assinou o projeto de lei 45/2018, que implanta o Repetro no Espírito Santo. O programa concede isenção de tributos para indústrias do setor de petróleo e gás na fase de investimentos, quando a produção ainda não foi iniciada.

Faça o download do Anuário.

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo