Análise do Ideies aponta que Espírito Santo cresceu acima da média nacional em 2017

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central, confirmou que a economia capixaba vem se recuperando acima da média nacional. Em 2017, o IBCR-ES registrou 1,5% de crescimento, contra 1,04% do IBC-BR. Segundo análise produzida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), o resultado reflete, principalmente, o desempenho da indústria capixaba.

“O setor industrial teve variação positiva de 1,7% em 2017, de acordo com a pesquisa da produção física do IBGE, alcançando resultados melhores que os setores de serviços e comércio”, destaca o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive. “A análise da série histórica mostra que o IBCR funciona como prévia do PIB capixaba, confirmando a recuperação gradual da economia do Espírito Santo, muito impulsionada pela retomada da indústria”, enfatiza.

A publicação mostra, ainda, que o IBCR-ES cresceu 0,85% na variação de novembro para dezembro de 2017. Na comparação com o mesmo mês de 2016, o índice apresentou alta de 2,51%. O crescimento acumulado no ano de 1,5% reverte a queda de -8,2% sofrida em 2016.

Confira a íntegra da nota publicada pelo Ideies em www.ideies.org.br/nota

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos