Alunos do Sesi vão representar o ES na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

As equipes vencedoras vão para João Pessoa competir com alunos de outros estados

Robôs competindo para mostrar o melhor desempenho, programadores, montadores, instrutores e avaliadores, equipes com nomes criativos e torcida empolgada. Parece a descrição de uma competição futurística no exterior? Pois este foi o cenário no Ginásio do Sesi de Jardim da Penha no último sábado (4). E os protagonistas de tudo isso foram alunos de cem equipes de diferentes escolas capixabas, da Grande Vitória e do interior.

Os alunos do Sesi, que conta com robótica na grade curricular, mais uma vez foram destaque na competição, e vão representar o Espírito Santo na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). As equipes Legos Vorazes (Sesi Maruípe), The Walking Lego (Sesi Jardim da Penha) e Power Girls (Sesi Maruípe) ficaram, respectivamente, com o primeiro, segundo e terceiro lugar do Nível 1 (alunos até o sétimo ano do ensino fundamental). Já no Nível dois (alunos do oitavo ano e ensino médio e técnico), a equipe The Kings (Sesi Linhares) ficou em primeiro lugar e viaja para João Pessoa (PB) entre os dias 6 e 9 de novembro para disputar com equipes de todo o Brasil.

Estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico da rede Sesi e de outras escolas privadas e públicas da rede municipal, estadual e federal, passaram o dia reunidos em torno das arenas de disputa que definiram os representantes capixabas na etapa nacional da OBR. Durante a seletiva, os robôs desenvolvidos pelas equipes precisaram superar diversos desafios práticos e simularam o resgate de vítimas sem interferência humana.

“A cada ano a atividade vai sendo ampliada para a rede privada e pública, deixou de ser uma atividade só do Sesi. Nós fizemos uma parceria com escolas públicas, juntamos os alunos, o que possibilitou o crescimento expressivo da participação das equipes. O objetivo é introduzir esse contexto tecnológico da robótica, do maker, para as crianças, formá-los para o mundo do trabalho com qualidade. O Sesi tem programa de robótica instalado no nosso currículo, os alunos têm essa vivência na sala de aula, e a competição é para fortalecer e ampliar isso, abrir a possibilidade de um outro olhar sobre a educação, estimular a criatividade, a inovação”, declarou Samuel Saibert Siman, gerente da divisão de educação básica.

Confira as fotos da etapa regional ES da Olimpíada Brasileira de Robótica

Verifique atualizações no Flickr

Confira todos os prêmios alcançados pelas equipes do Sesi-ES

Nível Um

1º Lugar – Legos Vorazes ( Sesi Maruipe)
2º Lugar – The Walking Lego ( Jardim da Penha)
3ª Lugar – Power Girls ( Maruipe)
Dedicação  – Guardiões ( Porto de Satana)
Robustez – Lego Monsters ( Maruipe)
Inovação – Level up 1 – Laranjeiras

 

Nível Dois

1º Lugar – The Kings (Linhares)
Dedicação – Lendários (Porto de Santana)
Robustez – CG Bots (Campo Grande)
Design – Marquinhos e os Relâmpagos (Aracruz)
Inovação – ATOM (Aracruz)
Programação – Zeus (Aracruz)

 

Por Elaine Maximiniano

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

19 de abril de 2024
Informe Estratégico – Norma coletiva não pode flexibilizar descanso semanal
16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo