Empresa de Viana melhora seus indicadores em até 80% após participar da Mentoria Lean

Voltada para a nutrição e a alimentação de animais, a Alinutri contratou a mentoria do Senai ES e conquistou bons resultados nos quatro setores em que foram implementadas as ferramentas de Lean Manufacturing. Conheça o case!

Voltada a nutrição e alimentação de animais, Alinutri possui fábrica e centro de distribuição em Viana, emprega 600 pessoas e atua no Rio de Janeiro, Minas Gerais e estados da Região Nordeste, como a Bahia

A Alinutri é um grande case de como a Mentoria Lean, desenvolvida pelo Senai ES, pode ajudar o seu negócio a eliminar desperdícios e aumentar a produtividade. Após passar pela consultoria dos profissionais do Instituto Senai de Tecnologia (IST), a empresa atuante no ramo de alimentação e nutrição animal reduziu em 76% o número de defeitos em produtos e o número de prioridades passou de 700 mensais para quase zero.

A Mentoria Lean tem como objetivo transferir para as participantes a cultura do Lean Manufacturing, que conta com ferramentas para auxiliar na identificação de gargalos e eliminação de desperdícios durante o processo industrial. Podem participar empresas de qualquer porte, inclusive micro e pequenas indústrias que têm 70% de subsídios por meio do programa Indústria + Avançada, uma parceria entre o Senai e o Sebrae ES. A metodologia desenvolvida pelo Senai ES é lúdica e faz o uso do Lean Game, um jogo de tabuleiro que simula o chão de fábrica.

Realizado de setembro a novembro de 2019, os trabalhos com a Alinutri envolveram 42 colaboradores. De médio porte, empregando cerca de 600 profissionais, a empresa atua no Espírito Santo – com sede em Viana, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e outros estados da Região Nordeste.

“Com o objetivo de transferir a metodologia de diagnóstico e do uso das ferramentas do Lean Manufacturing, realizamos três encontros coletivos e individuais com os quatro times Kaizen formados pelos colaboradores, que atuaram em diferentes áreas e processos da empresa”, explicou o consultor do IST, Jorgean Rodrigues.

Os grupos Kaizen são os responsáveis pelo levantamento dos problemas da empresa e o apontamento das soluções, pela implementação dessas ações e das ferramentas Lean, e pelo acompanhamento dos resultados.

Quatro setores da Alinutri foram trabalhados e passaram por melhorias: planejamento de produção, produção da linha de produtos para pássaros, processo de compras e reposição, e logística da fábrica para o Centro de Distribuição.

[su_carousel source=”media: 23123,23122,23121,23120,23119,23118,23117,23116,23115,23114,23113″ height=”380″ items=”1″]

Ganhos

Entre os ganhos da Alinutri com a Mentoria Lean estão a diminuição no índice de prioridades com base em um planejamento de produção mais efetivo, otimização dos estoques a partir de ações de controle do estoque mais efetivo, aumento da produtividade na linha de pássaros da empresa, diminuição da falta de recursos (como embalagens e rótulos) inerentes ao processo e colaboradores capacitados a promover ações de manufatura enxuta na empresa. Além disso, o gerente administrativo da empresa, Pablo Victor Malini, ressalta a mudança de mindset dos colaboradores.

“Os resultados foram fantásticos. Nós tivemos ganhos, em alguns dos indicadores, próximo a 80%. Todas as ações que desenvolvemos deram resultados significativos. O maior ganho, com certeza, foi o envolvimento das pessoas, o início do processo da mudança de cultura. Tivemos casos de pessoas que tiveram suas vidas transformados pelas ações Lean”, contou.

Entre essas pessoas está Guilherme Klein, analista de Planejamento e Controle de Produção (PCP) da Alinutri, que destacou como foi participar na Mentoria.

“A Mentoria impactou o meu lado pessoal e profissional. Eu trabalho com o PCP há quase 15 anos e estava em modo automático. E, nesses últimos meses, precisei desconstruir e reconstruir todo o meu processo e fluxo de trabalho. Com a Mentoria Lean, passei a enxergar os processos como um todo e passar a ter inteligência emocional para aceitar um problema”, contou.

Os resultados da Mentoria Lean foram apresentados a todos os colaboradores da Alinutri durante evento de fechamento de ano.

Por Fiorella Gomes

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de março de 2024
Findes em Dia: Indústria capixaba se une para apoiar população do Sul do ES
27 de março de 2024
IEL-ES: Prodfor certifica 31 empresas e recertifica outras 17
25 de março de 2024
Findes fornece alimentos a voluntários e suporte elétrico a indústrias do Sul do ES