Agenda Legislativa: indústria destaca projetos prioritários para desenvolvimento do país

O Congresso Nacional precisa persistir na agenda de reformas e de medidas que aperfeiçoem o ambiente de negócios para que o Brasil possa sustentar um novo e duradouro ciclo de crescimento. A afirmação foi feita pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, durante lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2018. O documento, apresentado nesta terça-feira (20), em Brasília, reúne propostas prioritárias para o setor industrial.

“Mais do que nunca, é importante que empresários, governantes, parlamentares e a sociedade se mobilizem em torno de um projeto para o país, fazendo mais e melhor para nossas futuras gerações”, destacou Braga, que chamou atenção para o papel do Congresso na aprovação das reformas estruturais. Em sua 23ª edição, a agenda lista 129 proposições estratégicas, das quais 14 figuram na Pauta Mínima – conjunto de matérias de maior impacto na economia e na melhoria do ambiente de negócios no país.

Andrade relembrou que o sistema previdenciário federal é a principal causa do desequilíbrio das contas públicas e explicou por que o tema não sairá da agenda da indústria. “Vamos continuar a estimular o debate e a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade da reforma. Essa é uma pauta de Estado, que, se não for efetivada neste ano, terá de ser enfrentada, necessariamente, pelo próximo governo, independentemente do partido que vencer as eleições”, afirmou.

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, participou do lançamento e enfatizou a importância das reformas para o rumo do país. “A sociedade tem cobrado solução dos problemas que enfrentamos há décadas, trazendo prejuízos não apenas econômicos, mas afetando a educação, a segurança e a saúde. Ter coragem para encarar esta agenda de reformas será fundamental para transformar o país de verdade, superar tantos ciclos econômicos instáveis e construir um Brasil com oportunidades para todos”, enalteceu.

Castro lembrou, ainda, do apoio que a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) tem conquistado junto à bancada federal capixaba. “Intensificamos o diálogo com os parlamentares do Espírito Santo em Brasília, construímos uma pauta mínima em prol do desenvolvimento do Estado e temos articulado ações que promovam o crescimento socioeconômico. A Agenda Legislativa da Indústria 2018 fortalece essa interação e dá subsídios para a atuação dos nossos parlamentares”, ponderou o presidente do Sistema Findes.

Leia também: Em reunião com bancada federal, Findes apresenta projetos prioritários para a indústria capixaba.

Conheça a pauta mínima da Agenda Legislativa da Indústria 2018:

Desconsideração da Personalidade Jurídica (PLC 69/2014) – o projeto define com clareza quando e como os bens particulares dos sócios podem ser acionados em ações judiciais ou em processos administrativos, conferindo maior segurança jurídica aos empreendedores e estimulando a abertura de novas empresas.

Tratamento de Dados Pessoais (PLS 330/2013) – esta regulamentação permitirá o desenvolvimento de produtos dentro de processos de manufatura avançada, com a integração digital de diferentes etapas da cadeia de valor.

Nova Lei de Licitações (PL 6814/2017) – o texto aprovado no Senado contempla a modernização e a desburocratização de procedimentos administrativos. O novo marco legal irá melhorar a qualidade das contratações com o poder público e criar novas oportunidades de negócios.

Recomposição dos vetos ao Código de Ciência, Tecnologia e Inovação (PLS 226/2016) – o projeto restitui dispositivos vetados no Código e contribui para desburocratizar as parcerias entre a iniciativa privada e órgãos públicos de pesquisa e conferir maior efetividade à aplicação da lei.

Alterações na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (PLP 341/2017) – o Simples Nacional contribui para o desenvolvimento das pequenas empresas no País, que exercem papel estrutural na economia nacional, obtendo expressiva participação na geração de empregos. As alterações promovidas nesse marco legal deixam claro que o Simples é um regime tributário e não um incentivo fiscal e permitem que as MPEs possam aderir a regimes aduaneiros especiais ou a incentivos à exportação.

Prorrogação da redução do IR nas áreas da Sudam e Sudene (PLS 656/2015) – tendo em vista o espaço ainda existente para o desenvolvimento e a diversificação da economia das regiões e o caráter de longo prazo de investimentos em projetos industriais, a prorrogação desse incentivo fiscal mostra-se imprescindível.

Regulamentação do Lobby (PL 1202/2007) – a regulamentação da atividade disciplina a conduta e a atuação dos profissionais da área de relações institucionais e governamentais, garantindo representação qualificada e ética.

Licenciamento Ambiental (PL 3729/2004) – o substitutivo apresentado na Comissão de Finanças e Tributação reduz a burocracia e confere maior transparência e padronização aos processos de licenciamento, sem fragilizar a proteção ambiental.

Competência para embargar ou interditar estabelecimento (PL 6897/2013) – os requisitos objetivos estabelecidos pelo projeto para definir conceitos e procedimentos conferem maior segurança jurídica e previsibilidade aos atos de fiscalização e à imposição de sanções. Além disso, a oportunidade oferecida à empresa de se adequar antes do embargo ou da interdição tem como função primordial orientar e educar o empregador sem desproteger os trabalhadores.

Aperfeiçoamento da NR 12 (PDS 43/2015) – a NR 12 extrapolou seu alcance ao gerar efeitos retroativos que alcançam o parque industrial instalado, ocasionando altos custos de adaptação de máquinas adquiridas dentro da regra vigente à época. Ao estabelecer uma linha de corte temporal, a proposta soluciona o problema e traz segurança jurídica para empresas em que a adaptação das máquinas é técnica ou economicamente inviável.

Marco Legal das Agências Reguladoras (PL 6621/2016) – o texto aprovado pelo Senado Federal reforça o princípio da autonomia decisória das agências e o caráter eminentemente técnico da sua atribuição regulatória. Tais aspectos são fundamentais para conferir segurança jurídica a investimentos privados em setores de capital intensivo.

Nova Proposta de Reforma Tributária (PEC 31/2007) – a Comissão criada em 2015 para propor novo modelo de Sistema Tributário tem demonstrado compromisso com a simplificação tributária e a desoneração de investimentos. O avanço da reforma no Congresso Nacional representa importante estímulo à atividade produtiva no País.

Direitos e Garantias do Contribuinte (PLS-C 298/2011) – o projeto reduz a excessiva fragilidade do contribuinte perante o Fisco e diminui a insegurança jurídica quanto a obrigações e direitos tributários.

Reforma da Previdência (PEC 287/2016) – é necessário que a reforma avance devido à transição demográfica enfrentada pelo país e pela trajetória crescente e insustentável do gasto previdenciário. Adiá-la coloca em risco o sistema de proteção social e a capacidade de investimento do Estado Brasileiro.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos