Abril Verde: movimento promove conscientização sobre segurança e saúde no trabalho

Você sabia que o Brasil é o 4º país com o maior número de acidentes de trabalho? Desde o ano passado, o movimento Abril Verde passou a integrar o calendário anual de eventos com o propósito de discutir e conscientizar trabalhadores e empresários sobre o tema. O Espírito Santo ocupa a 10ª posição no ranking brasileiro. E a prevenção é a melhor forma de reduzir esses números. O Sesi-ES já vem trabalhando em diversas ações para disseminar informações sobre o tema.

Este ano já foram realizados seminários e workshops, como o Sesi Viva+ e a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes nas Indústrias (Canpat), com a presença de empresários e especialistas.

Julio Zorzal, gerente de Segurança e Saúde do Trabalho do Sesi, ressalta a importância dessas ações para a competitividade das indústrias. “Ambiente saudável e seguro reduz os riscos e torna o ambiente mais produtivo, além de reduzir custos de afastamentos relacionados aos acidentes de trabalho. O Sesi tem atuado de forma expressiva por meio de seminários e palestras técnicas para difundir conhecimentos sobre o assunto”, afirma.

Ainda este ano, está previsto o lançamento do Prêmio Sesi de Boas Práticas, que faz parte da Feira de Segurança e Saúde no Trabalho do Espírito Santo (Prevenir-ES). A premiação visa reconhecer o esforço das indústrias capixabas na implantação de melhorias no ambiente de trabalho, desenvolvendo a cultura da segurança, além de divulgar as ações bem-sucedidas.

Cuidados no dia a dia

Aline Cerutti, ergonomista do Sesi, dá dicas de como o próprio colaborador pode deixar o posto de trabalho mais confortável e ergonomicamente correto:

[su_list icon=”icon: cogs” icon_color=”#1598ac”]

  • Deixe a tela do computador em posição neutra em relação aos olhos. Para elevar o monitor, você pode utilizar apoios específicos, livros ou o próprio CPU do computador para chegar na altura ideal
  • Mantenha uma distância de mais ou menos 50cm entre a tela e os olhos
  • Mantenha a coluna ereta e bem apoiada no encosto da cadeira, formando um ângulo de 90º
  • Evite sentar na ponta da cadeira ou inclinar o corpo para frente
  • Mantenha os punhos estendidos, com o antebraço sempre apoiado na mesa
  • Use todos os ajustes da cadeira, como apoios de braço e altura, para deixar a posição o mais confortável e correta possível
  • Os pés devem ficar apoiados no chão, com os joelhos formando um ângulo de 90º. Evite sentar com as pernas dobradas, esticadas ou sem alcançar o chão. Se preciso, utilize um apoio de pés

[/su_list]

 

Por: Marina Denadai

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência