Lançamento do Projeto Indústria 2027 traça metas e oportunidades para o Brasil

Robson Braga de Andrade, Presidente da CNI.

O presidente da Findes, Leo de Castro participou do fórum sobre a indústria do futuro, que marcou o lançamento do Projeto Indústria 2027, realizado pela CNI em parceria com a revista Exame, no último dia 18, em São Paulo. “A inovação é fundamental para o sucesso de um negócio, é o combustível que vai alimentar o crescimento da empresa rumo à liderança do mercado. Não definir prioridades para a inovação tem sido uma falha das industriais e comprometem diretamente a margem de lucro”, ressalta Leo.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, também esteve presente e ressaltou o papel preponderante da inovação para o desenvolvimento econômico do país. “A experiência mundial demonstra que não há crescimento econômico sustentável sem o uso criativo do conhecimento orientado à geração de novos produtos, serviços e processos”, afirmou.

Robson observou que, há uma década, nascia o entendimento, entre as lideranças do setor público e as entidades representativas do setor privado, de que a inovação precisava tornar-se a questão central da política industrial do país. “Foi quando o tema assumiu papel fundamental na estratégia de modernização e do aumento da competitividade das empresas”, disse, referindo-se à criação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). O grupo, coordenado pela CNI, reúne mais de 200 lideranças empresariais e consolidou-se como o principal fórum de diálogo sobre o tema entre a iniciativa privada e o governo.

O presidente da República, Michel Temer, participou do encerramento do debate Inovação: a Indústria do Futuro e ressaltou que o desenvolvimento do país depende da conexão entre governo e iniciativa privada. Para apoiar a iniciativa, o presidente afirmou que terá um assessor especializado em inovação junto ao gabinete presidencial, no Palácio do Planalto, para tratar exclusivamente do tema. “Colocarei um técnico especializado em inovação junto ao meu gabinete. Creio que esta é também uma homenagem que fazemos a este encontro”, afirmou Temer.

INDÚSTRIA 2027

O evento marcou o lançamento de estudo inédito do Projeto Indústria 2027: riscos e oportunidades para o Brasil diante de inovações disruptivas, iniciativa da CNI, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da MEI, com execução técnica dos institutos de economia das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual de Campinas (Unicamp).

O trabalho levou 14 meses para ser concluído e traça como metas identificar os impactos de tecnologias no horizonte de cinco e dez anos. Além disso, avaliou a capacidade do sistema empresarial brasileiro de enfrentar riscos e aproveitar oportunidades dessas inovações, e de prover insumos para o planejamento estratégico das empresas. Esse trabalho também leva em consideração o fortalecimento dos Institutos de Inovação do SENAI como ferramentas para melhor formação dos trabalhadores da indústria do futuro.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos