A agenda econômica pós-Previdência é destaque no Boletim Econômico Capixaba

O último Boletim Econômico Capixaba, uma publicação mensal do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), trouxe em destaque as perspectivas para a agenda econômica brasileira pós-Reforma da Previdência. O tema, assunto recorrente há mais de 20 anos no país, praticamente monopolizou a agenda política e econômica durante todo o primeiro semestre.

Após a primeira vitória na aprovação da Reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados, e contando com um ambiente externo favorável para países emergentes devido às perspectivas de queda das taxas de juros nos EUA e Europa, o Brasil alcançou o nível mais baixo para o principal indicador do risco país desde setembro de 2014 (veja gráfico), o que indica queda na percepção de risco em relação à capacidade de o Brasil honrar suas dívidas.

Com a confiança dos políticos e do mercado em alta pela aprovação final da matéria, o assunto Reforma da Previdência começa a abrir espaço para outros importantes temas na agenda do país.

A reforma tributária é o tema que promete ser o mais amplo, complexo e estruturante para a economia brasileira no pós-Previdência. Há quatro principais propostas de reforma tributária ganhando destaque hoje no país.

Os planos de privatizações e concessões também devem ser intensificados neste segundo semestre, incluindo o novo foco de atuação do BNDES, que pretende se desfazer de participações em empresas.

Outros assuntos importantes são a Medida Provisória da Liberdade Econômica, o Marco Legal do Saneamento Básico e o Novo Mercado de Gás, cujo programa foi recentemente lançado pelo Governo Federal.

Tabelas e planilhas à disposição

O Ideies está sempre em busca de inovar e proporcionar novos meios de acesso, consumo e interação com os dados e informações sobre a economia do Espírito Santo e do Brasil. A mais recente novidade é a disponibilização de todos os dados do Boletim Econômico Capixaba em formato diferenciado.

Além do Boletim completo, em formato PDF e com análises mais detalhadas, agora também está disponível uma planilha, em formato Excel, com todos os dados, gráficos e tabelas utilizados na publicação.

A intenção é proporcionar uma forma mais ágil de acompanhamento dos indicadores mensais, para aqueles que assim preferirem. Além disso, a disponibilização das informações em formato de planilha pretende facilitar o manejo dos dados por parte de pesquisadores e estudantes que desejem utilizá-los.

Clique aqui para baixar o arquivo completo (pdf) do Boletim de julho.
Clique aqui para baixar o arquivo de Gráficos e Tabelas (excel) do Boletim de julho.

 

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos