18 mil novos postos de emprego foram criados no primeiro semestre deste ano

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) apresentaram, nesta quarta-feira (07), a publicação Indústria Capixaba em Números, que traz uma análise trimestral dos principais resultados da economia capixaba com base nos dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física (PIM-PF) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado mais positivo da pesquisa foram os 18 mil postos de emprego criados no primeiro semestre do ano.

Com a maior queda entre os estados pesquisados, a produção industrial capixaba reduz 12% entre janeiro e junho deste ano. A maior perda entre os setores foi registrada nas atividades de celulose e papel, que acumularam queda de 28,5% no ano. Vale dizer que, no primeiro semestre do ano, apenas os setores de alimentos e de minerais não-metálicos apresentaram crescimento.

Apesar desse panorama, o Espírito Santo registra a criação de 18.458 postos de carteira assinada no primeiro semestre. Juntos, setores de serviços, agropecuária e indústria de transformação criaram 17,9 mil postos formais no Espírito Santo, nesse mesmo período. O setor industrial sozinho criou 5.619. “Tivemos o melhor semestre em geração de empregos em sete anos. Apesar de parecer contraditório devido ao mau desempenho da indústria, o número mostra que a capacidade ociosa foi ocupada. Com o momento econômico melhorando, essas vagas estão sendo ocupadas”, detalha o presidente da Findes, Léo de Castro. Foram 81,9% de utilização da capacidade instalada em junho, uma média histórica do mês.

A publicação Indústria Capixaba em Números faz uma análise completa sobre as atividades econômicas; a produção industrial; preços, juros e crédito; mercados de trabalho; finanças públicas; setor externo; e mercado. Confira o material na íntegra!

 

Por Marcella Andrade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de abril de 2024
Findes lança 7º Anuário de Petróleo e Gás Natural no ES na próxima segunda (22)
15 de abril de 2024
Informe Estratégico – Turma do TST julga improcedente horas extras de trabalhador externo
II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária
12 de abril de 2024
Findes participa de encontro sobre Educação com secretários e ministros de países latino-americanos