Informe Estratégico: Boas Práticas em assembleia com votação online

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) vem ocasionando mudanças de toda ordem, principalmente nas relações trabalhistas, onde a atual conjuntura tem exigido um esforço de todos para se adaptar à nova realidade, marcada pela necessidade de isolamento e distanciamento social.

No campo das relações coletivas não está sendo diferente, e adaptações também se fazem necessárias, pois a nova ordem exige um comportamento bem distinto do anterior à pandemia.

De acordo com art. 612 da CLT, os sindicatos somente poderão celebrar convenções coletivas ou acordos coletivos de trabalho, por deliberação de Assembleia Geral especialmente convocada para esse fim, onde é obrigatório o comparecimento dos trabalhadores – ou seja, presencial, para votação das propostas.

Porém, com a pandemia da COVID-19 surgiu a necessidade de adaptação de tal exigência legal, em relação às assembleias de trabalhadores para votação de propostas coletivas, onde não é recomendável e seguro a realização de assembleias presenciais.

Apesar de o dispositivo legal não prever, atualmente é possível a realização de assembleias por meios telemáticos, ou seja, em plataforma digital, para registro e apuração dos votos.

E é sobre isso que trataremos neste Informe Estratégico. Confira!

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES
27 de junho de 2024
Findes promove I Seminário Internacional de Educação