Índice de confiança avança em fevereiro, mas preocupação persiste entre industriais

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) capixaba subiu 2,3 pontos neste mês de fevereiro ante janeiro e registrou 51,5 pontos, ultrapassando a linha divisória entre a confiança e a falta de confiança que é de 50 pontos. Esses dados divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies).

Veja o estudo completo.

Na comparação com fevereiro de 2016, quando o índice alcançava 39,9 pontos, o crescimento é de 11,6 pontos. Esse é o terceiro melhor patamar alcançado pelo indicador desde fevereiro de 2014.

A melhora na confiança dos empresários vem de expectativas mais positivas para a situação econômica nos próximos meses. Esse indicador marcou 56,4 pontos, permanecendo acima da faixa de 50 pontos pelo oitavo mês consecutivo, assinalando que, aos poucos, há uma redução do pessimismo dos empresários industriais perante as adversidades.

O Índice de condições atuais também registrou uma leve recuperação, alcançando 41,7 pontos – um crescimento de 0,4 ponto ante janeiro. Embora esteja abaixo da linha de 50 pontos, o indicador situa-se em seu melhor patamar desde outubro de 2014.

Para o diretor-executivo do Ideies, Doria Porto, as reformas e as medidas de ajuste, aliadas à queda dos juros e à redução da inflação, propiciam um ambiente um pouco mais favorável. No entanto, ainda é necessário ter cautela. “Há uma disparidade entre o indicador de expectativa e o de condições atuais, que apresenta a realidade da economia capixaba. A meu ver, é preciso esperar o fim do primeiro trimestre para que se tenha uma percepção melhor das condições do mercado e da possibilidade real de essas expectativas se concretizarem”, disse.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

31 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão encerra edição de 2025 com grandes nomes da liderança empresarial 
31 de outubro de 2025
Anuário IEL: Maiores empresas do ES batem recorde e ultrapassam os R$ 200 bilhões em receita operacional 
31 de outubro de 2025
Especialista mundial em empresas familiares, John Davis, destaca pilares de sucessão no Fórum IEL de Gestão 2025