08/04/2016 – Grand Prix Senai de Inovação premia melhores ideias para a indústria

A equipe “Resíduo Smart” foi a grande vencedora do Grand Prix com o projeto da rede eletromagnética

O projeto de uma rede eletromagnética para captar partículas suspensas de minério de ferro, diminuindo assim a poluição do ar, foi o grande vencedor do Grand Prix Senai de Inovação, realizado de seis a oito deste mês, no Centro Integrado Sesi/Senai Aracruz.

Veja também:
Grand Prix Senai de Inovação vai transformar ideias em soluções inovadoras para a indústria

A ideia foi elaborada pela equipe “Resíduo Smart“, uma das cinco que, em 72 horas, competiram para criar soluções de caráter industrial para desafios envolvendo os seguintes temas: uso racional da água, emissão de gases poluentes e reaproveitamento de resíduos industriais. Ao fim daquele período, os participantes tinham de apresentar protótipos com viabilidade para se tornarem produtos.

A competição foi realizada entre os dias 06 e 08 de abril, no Centro Integrado Sesi/Senai de Aracruz

O segundo lugar ficou com um projeto de irrigação, criado pela equipe “Water Farm“, com um processo para otimizar o consumo de água na agricultura por meio de sistema de gotejamento. Já o terceiro colocado foi o projeto “Prime Service“, que desenvolveu um processo que visa à captação e a separação do dióxido de carbono dos outros gases para que seja utilizado na fabricação de gelo seco, cimento e extintores, além de equipamentos de solda MIG e MAG.

A equipe “Water Farm” conquistou o segundo lugar propondo um sistema de gotejamento para economia de água na irrigação

A gerente de educação do Senai-ES, Zilka Teixeira, explica que o Grand Prix de Inovação é muito importante, porque possibilita a articulação de todo o conhecimento adquirido pelos alunos durante o curso técnico. “Na tentativa de solucionar um problema real, de criar um projeto e desenvolver a ideia, eles são desafiados a buscar e a testar tudo que já aprenderam. Isso reforça a necessidade de estudar, de pesquisar”, disse Zilka.

“Prime Service” ficou com o terceiro lugar propondo a reutilização do dióxido de carbono

O Centro Integrado Sesi/Senai de Aracruz foi escolhido como piloto para sediar a competição, com 30 alunos se dividindo em cinco equipes. Entre as ideias participantes ainda constavam: uma miniestação de tratamento que visa ao reaproveitamento da água usada no cotidiano (do chuveiro, da pia e da cozinha por exemplo) para lavar calçadas e regar plantas; e um projeto de dessalinização automática que, por meio de sistema de encanamentos, separaria o sal da água do mar no nível do lençol freático, evitando o uso de água potável na indústria.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES