13/05/2014 – Findes participa do Plano de Desenvolvimento da Serra

 

O Plano de Desenvolvimento da Serra foi lançado nesta terça-feira (13) e contou com a presença do diretor da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Paulo Meneguelli, representando a Presidência, e os membros do Conselho da entidade, Luiz Henrique Toniato, Neviton Gasparini e Luciano Raizer Moura.

O plano teve como objetivo identificar as potencialidades de negócios existentes no município, gerar idéias e projetos que contribuam para o crescimento sustentável e apresentar as oportunidades locais para atuais e potenciais investidores.

O palestrante do evento, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg, abordou o tema “Brasil: as condições para o desenvolvimento”, e fez uma análise histórica da economia nacional, concluindo que o país precisa de investimentos em infraestrutura e uma gestão pública mais eficiente para atrair mais indústrias e empresas,assim promovendo o desenvolvimento.

“Analisando o contexto histórico da economia do nosso país, com crises, inflação alta e mudanças políticas, chegamos à conclusão de que precisamos investir mais em infraestrutura, portos, aeroportos, estradas, enfim, precisamos ter uma gestão pública menos corrupta e mais eficiente”, disse Sardenberg.

O jornalista defende a privatização como solução para atrair boas oportunidades para o Brasil. “Com capital privado – e temos dinheiro disponível no mundo, à procura de locais para investir -, vamos melhorar a educação, a saúde, a infraestrutura e a qualidade de vida dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento econômico e social das cidades e do Estado”.

Para o diretor da Findes Luciano Raizer Moura, o planejamento é indispensável para o desenvolvimento sustentável e econômico da Serra. “Sem planejamento não sabemos para aonde vamos. Por isso a importância de elaborar este projeto de forma inteligente.

Com a metodologia apresentada, o município da Serra vai criando um ambiente favorável para atrair os setores produtivos que geram emprego e renda e oportunidades para a população”, comemorou.

Com mais de 460 mil habitantes e ocupando uma posição geográfica estratégica na Região Metropolitana da Grande Vitória, a Serra possui vocação para negócios em diversos setores, como indústria, comércio, serviços e construção civil.

A inovação está na construção de uma carteira de projetos a partir da lógica de ocupação e uso do solo urbano. Para cada região da cidade, será apresentado um projeto que leva em consideração os aspectos econômico-financeiros, sociais e ambientais.

A administração municipal, que antes se limitava a aprovar os projetos existentes, passa a assumir o papel de protagonista no desenvolvimento econômico. “Nosso objetivo é impulsionar esse movimento de forma planejada, evitando ações e investimentos pontuais e sem orientação adequada. Assim, vamos promover o desenvolvimento sem perder o nosso foco principal, que é melhorar a vida das pessoas e dar oportunidade a todos”, ressaltou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES