09/03/2016 – Findes apresenta balanço de 2015 do Programa de Desenvolvimento Associativo

A Findes está entre as três federações de indústrias que colheram os melhores resultados do PDA no país

Somar forças. Multiplicar resultados. Este é o lema do Programa de Desenvolvimento Associativo, o PDA, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e aplicado no Espírito Santo pelo Centro de Apoio aos Sindicatos (CAS) da Findes. Com o suporte da CNI e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além da parceria com o Conselho Estadual de Contabilidade e das Diretorias Regionais da Findes, o CAS promoveu por todo o Estado diversas palestras e capacitações para empresários industriais, executivos dos sindicatos patronais e contadores das empresas abordando questões como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho; adequação à legislação trabalhista, ambiental e tributária; redução de custos com energia elétrica e caminhos para promover a internacionalização das indústrias brasileiras.

As ações se dividiram em dois grupos: “Avança Sindicato” (voltadas para os sindicatos) e “Associa Indústria” (voltadas para empresários). Foram atendidos 29 sindicatos e mais de 1.200 pessoas, entre executivos dos sindicatos, empresários e/ou executivos de empresas dentro dos dois grupos de ações, sendo 72% do interior do Estado e 28% da Grande Vitória. Esses atendimentos se subdividiram entre indústrias associadas (39%), indústrias não associadas (17%) e contadores (44%). De acordo com o CAS, a Findes está entre as três federações de indústrias que colheram os melhores resultados do PDA no país.

“Temos muito o que comemorar”, ressalta o diretor para assuntos de Fortalecimento Sindical e Representação Empresarial da Findes, Egidio Malanquini. “Conseguimos mostrar ao empresário industrial capixaba que não basta apenas ser associado, pois a participação dele nessas ações o torna mais forte, melhor articulado e com mais conhecimento sobre diversas legislações. Além disso, tivemos uma aproximação muito proveitosa com o Conselho Estadual de Contabilidade e, consequentemente, uma grande participação dos profissionais da área nas capacitações que promovemos”, completa o dirigente.

Egídio destaca ainda a forte penetração do PDA no interior do Estado. “Estamos seguindo a diretriz do presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, que desde o início de seu primeiro mandato, em 2011, busca promover a interiorização do desenvolvimento da indústria capixaba. Temos realizado um trabalho intenso junto às Diretorias Regionais da Findes no intuito de irmos até o empresário de cada região”, enfatiza Malanquini, completando que o planejamento para 2016 já está sendo elaborado junto com as Diretorias Regionais da Findes. A previsão é que o cronograma deste ano seja finalizado e posto em prática a partir do início do segundo semestre. 

 

Balanço das ações do PDA no Espírito Santo em 2015

Avança Sindicato:

– 6 iniciativas realizadas

– 29 sindicatos atendidos

– 110 participantes

 

Descrição das ações:

–  Atendimento consultivo no sistema indústria

–  Media Training: relacionamento com a imprensa

–  Mesa redonda: Como alavancar a gestão do sindicato?

–  Mobilização para defesa de interesses

–  Praticando a negociação coletiva

–  Sistema de inteligência de negócios da indústria

 

Associa Indústria:

– 42 ações

– 1.180 participantes: 28% Grande Vitória e 72% interior

 

Descrição das ações:

– Como atender a fiscalização do trabalho?

– Como evitar problemas trabalhistas?

– Como lidar com as NR’s que mais impactam as indústrias?

– Como prevenir problemas ambientais?

– Como reduzir o custo da energia elétrica?

– Como se preparar para o mercado internacional?

– Encontro com contadores

 

Por Fábio Martins 

Em 2015, o PDA realizou palestras e qualificações para 29 sindicatos e mais de 1.200 pessoas em todo o Estado

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES