25/05/2016 – Falta de incentivo e conhecimento são entraves para a inovação no país

O brasileiro tem fama de ser altamente criativo, ter imaginação fértil e muita flexibilidade ante as situações difíceis. Com todas essas virtudes, por que então não somos uma potência inovadora? Inovar passou a ser considerado uma necessidade estratégica para empresas se manterem competitivas. A capacidade de inovar está ligada ao processo de melhorias para produtos já existentes ou à criação de novos produtos.

Para o presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Inovação Tecnológica, Franco Machado, hoje um dos principais entraves é a falta de uma política de apoio e incentivo à inovação por parte do Governo. “O empresário não tem qualquer tipo de apoio para investir, comprar equipamentos, treinar pessoas. Os impostos são extremamente altos e impossibilitam desde a compra de novos equipamentos até o desenvolvimento de tecnologia”, afirma.

Na Inglaterra, segundo ele, o empresário que investir em inovação pode abater do imposto de renda até 225% do valor aplicado em inovação. Além disso, empresas com produtos patenteados contam com abatimento de 50% no imposto devido. “No Brasil, o governo estabelece uma série de entraves. Até mesmo as ferramentas existentes de financiamento são trabalhosas, fazendo com que, muitas vezes, seja preferível gastar o dinheiro do próprio bolso”, critica. De acordo com Franco Machado, até a falta de mão de obra qualificada poderia ser amenizada caso houvesse interesse do Governo em tornar-se parceiro do setor produtivo. “É fato que não temos pessoas capacitadas, mas se o Governo estivesse do lado, facilitando todo o processo, o próprio empresário poderia capacitar trabalhadores para esse mercado”, disse.

O gerente da Divisão de Inovação do Sistema Findes, Iomar Cunha, avalia que mesmo diante desse cenário de crise a empresa que deseja se tornar competitiva e buscar constantemente melhorias em processos e aperfeiçoamento de produtos precisa se profissionalizar, buscar ajuda e ferramentas de gestão e conhecer boas práticas no setor em que atua.

Já aquelas que desejam desenvolver novos produtos necessitam se cercar de parceiros tecnológicos e se aproximar das universidades. “É preciso conhecer os mecanismos de apoio em sua região, aproximar-se bastante de seus clientes e fornecedores, principais aliados, para entender as tendências de mercado”, disse.

Iomar Cunha destaca que, além da falta de incentivo, um dos entraves para inovar é a falta de conhecimento dos empresários que, na maioria dos casos, ignoram as possibilidades e limitações do que pode ser realizado em seus negócios. “Para mim, o mais importante, se essa for uma decisão estratégica da alta direção, é conhecer as boas práticas no setor de atuação. Observar o caminho que empresas estão trilhando e adaptá-lo para sua realidade”, acrescenta. Segundo ele, muitas etapas são adiantadas aproveitando-se o conhecimento adquirido por empreendedores que já estão inovando.

Por Evelyn Trindade

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