Do infantil ao profissional, a arte de estudar muda vida dos alunos

Sesi e Senai celebram Dia do Estudante aperfeiçoando o ofício de ensinar

Estudar é ganhar asas, é conhecer lugares com apenas uma leitura, é formar opinião, é descobrir o desconhecido, é amadurecer a mente, é conquistar o mundo. Isso torna todas as pessoas eternos estudantes. Seja criança ou adulto, o ato de estudar não termina na escola, continua com a entrada no mercado de trabalho e assim por diante. E nessa vida de estudante, a primeira lição é aprender que estudar é algo sério, e não uma brincadeira.

É o caso da aluna Ana Júlia Fraga, de seis anos, do 1º ano do Ensino Fundamental do Sesi Campo Grande. Ela já aprendeu que primeiro vem os estudos e deveres em sala, e depois a recreação com os colegas. “Na escola, aprendo português, matemática, ciência, mas gosto também de brincar com meus amiguinhos no recreio”, ressalta.

É dessa forma lúdica que a fase de ‘ser estudante’ começa. O aluno vai adquirindo os primeiros conhecimentos, aprendendo a distinguir cada disciplina e, consequentemente, ganhando mais responsabilidade. Na adolescência, vem o período de começar a pensar na vida profissional. É a hora de deixar o videogame e os passeios de lado, e estudar um pouco mais. Afinal, é no Ensino Médio que aparece a grande dúvida da maioria dos estudantes: qual carreira seguir?

Essa é a dúvida de Tiago Almeida Betvel, de 15 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Sesi Maruípe. Ele ainda não sabe qual profissão seguirá, mas sabe que estudar é o principal caminho para o seu futuro. “O estudo molda o que você será, aprimora o seu conhecimento. Não vou deixar de fazer o que gosto, mas agora vou estudar mais e me preparar para o Enem”, relata.

Enquanto alguns estudantes ainda não escolheram sua profissão, outros já estão com o olhar em uma oportunidade no mercado de trabalho. Joelson Wolfgramm, de 32 anos, está terminando o curso Técnico em Mecânica no Senai Colatina, e dá uma dica para os estudantes: “Todo estudante necessita ter metas e, acima de tudo, buscar alcançá-las”.

Joelson avalia a educação profissional como um grande aprendizado e um pilar para a sua vida profissional. “No curso técnico, o diferencial são as aulas práticas, levando-nos não apenas a absorver teorias, mas a vivenciá-las. É aprender fazendo. Ao concluir o curso, me vejo mais qualificado para buscar uma colocação no mercado de trabalho”. E conclui: “Ser estudante é ser investigador, questionador, formador de opiniões. É buscar sempre um patamar mais alto na vida e na carreira”.

O Sesi e o Senai procuram aperfeiçoar constantemente os seus ofícios mais nobres: educar e preparar. Como explica o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Luis Carlos Vieira, “nossas escolas não entregam à sociedade somente alunos, entregam cidadãos. Não entregamos alunos que sabem somente gramática, operações, fórmulas ou uma profissão; entregamos pessoas com censo crítico, capazes de compreender o mundo à sua volta, formar opinião e agir de forma responsável. Nós trabalhamos com aperfeiçoamento constante e procuramos sempre investir na educação”.

O dia 11 de agosto, Dia do Estudante, foi instituído para dirigir a atenção da sociedade àqueles que se dedicam aos estudos. Com o objetivo de impulsionar o crescimento do aluno, dar-lhe mais conhecimentos e prepará-lo melhor para o mercado de trabalho, o Sesi-ES e o Senai-ES desenvolvem, ao longo do ano, várias ações voltadas aos estudantes. Confira:

Sesi-ES

Olimpíada Interna de Matemática

O projeto consiste de uma semana olímpica e uma avaliação de Matemática para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 8ª série do Ensino Fundamental II.

Sesi ONU

Proporciona aos estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio um ambiente diplomático, difundindo o estudo das Relações Internacionais, além de criar o entendimento do que se chama “senso de internacionalismo”.

AlfaSesi

Avaliação para medir o nível de leitura, compreensão e escrita dos alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de aperfeiçoar os planejamentos e a execução das práticas pedagógicas a partir dos resultados obtidos.

Monitoria

Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de estudo e orientação aos alunos do Ensino Médio nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Física, buscando alcançar as metas estabelecidas para o Enem.

Fenefe – Feira de Negócio da Família

Tem como objetivo gerar mudanças culturais na comunidade escolar, favorecendo o desenvolvimento da cultura empreendedora e proporcionando um momento de valorização dos trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental na disciplina de Empreendedorismo.

Educação Financeira

Ensina, de forma lúdica, a administração do dinheiro aos alunos da Educação Infantil e Fundamental I.

Um por todos, todos por um! Pela ética e cidadania!

O projeto, destinado aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, tem o objetivo de despertar a consciência de que o exercício da cidadania depende da participação de cada um em prol da coletividade.

Gente miúda na cozinha

Programa de Educação Alimentar voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que conscientiza sobre o valor nutritivo dos alimentos e as práticas saudáveis de alimentação.

Saúde e segurança nas escolas

Projeto que desenvolve o conceito de saúde e segurança entre os alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de reduzir o número de acidentes nas escolas e aumentar a qualidade de vida dos estudantes, familiares e comunidade.

Sesi música clássica nas escolas

O projeto, em parceria com a Divisão de Cultura, por meio da Orquestra Camerata Sesi-ES, tem como objetivo despertar o gosto pela música clássica no cotidiano dos alunos e desenvolver o interesse por instrumentos musicais.

Turna Foco

Objetivo de estimular o bom desempenho dos alunos e promover o aprofundamento do conhecimento sobre os conteúdos cobrados no Enem.

Cultura brasileira

O projeto tem como objetivo difundir e ensinar aos alunos aspectos da cultura brasileira, como a miscigenação de diversos grupos étnicos e a diversidade cultural.

Jires

O Sesi, por meio das Divisões de Educação Básica e de Esporte e Lazer, realiza os Jogos Internos da Rede de Escolas Sesi (Jires). São realizados torneios nas modalidades futsal, voleibol, handebol e basquete.

Projeto Lego Education  (Robótica, LEGO ZOOM)

Destinado aos alunos do Ensino Fundamental, o projeto estimula o trabalho em equipe, desenvolve as qualidades pessoais dos estudantes e incentiva a resolução de situações-problema com o uso do Lego.

Conexão Mundo

Projeto que tem o objetivo de elevar o nível de proficiência da língua inglesa dos alunos, com foco na preparação para o mercado profissional.

Portais e plataformas de ensino

Disponibilização de ferramentas tecnológicas que melhoram o processo de aprendizagem e aumentam o nível de proficiência dos alunos.

Senai-ES

Programa de Educação Básica Articulado com a Educação Profissional (EBEP)

Do 2º ao 3º ano do Ensino Médio, os estudantes frequentam aulas regulares da Educação Básica em um período, e, no outro, um curso técnico no Senai. Ao término do Ensino Médio, o aluno do EBEP sai com o certificado de conclusão da Educação Básica e o diploma da Educação Profissional, comprovando assim, seu preparo para entrar no mercado de trabalho e prosseguir os estudos em um curso superior.

Mostra Tecnológica Estadual Inova Senai

Visa a exposição de projetos desenvolvidos por alunos e instrutores do Senai-ES, possibilitando-lhes demonstrar em público produtos e processos, por eles planejados, construídos e executados. Desenvolvem atitudes inovadoras por meio da elaboração e implantação de projetos tais como: softwares, hardware; peças, produtos, máquinas, ferramentas, instrumentos, equipamentos, processos e projetos de pesquisa aplicadas em caráter experimental de interesse do Senai, da indústria e da comunidade. As equipes com melhores resultados representam o Estado no Inova Senai Nacional que acontece bianualmente.

Olimpíada do Conhecimento (OC)

Diferentemente dos anos anteriores, as seletivas para a WorldSkills substituíram a Olimpíada do Conhecimento – competição nacional de Educação Profissional promovida pelo Senai em todo o país – na escolha dos alunos da instituição que disputarão a WorldSkills 2017, em Abu Dhabi.

Olimpíada Senai de Ocupações

É uma competição de Educação Profissional, promovida pelo Senai-ES, seguindo os moldes da Olimpíada do Conhecimento. Os estudantes demonstram habilidades técnicas, individuais e coletivas na execução de tarefas do dia a dia da indústria, dentro de prazos e padrões de qualidade, de cada uma das ocupações profissionais avaliadas, seguindo procedimentos técnicos e de segurança.

Desafio de Projetos Integradores

O desafio visa o desenvolvimento de projetos de cunho inovador com foco em grandes temas nacionais e tem como objetivo assegurar que os alunos estejam em contato com tecnologias novas, além de desenvolver o espírito empreendedor e de trabalho em equipe, focado em necessidades das empresas.

Por Natália Magalhães

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES