12/09/2014 – Candidatos ao Governo do Estado apresentam propostas para a indústria capixaba

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) recebeu, no dia 11 de setembro, três concorrentes ao Governo do Espírito Santo para um diálogo com líderes da indústria capixaba. Roberto Carlos (PT), Paulo Hartung (PMDB) e Renato Casagrande (PSB) apresentaram suas propostas e responderam às perguntas formuladas com base na agenda “Caminhos para o Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo”, elaborada pela Findes e encaminhada aos candidatos.

O evento, realizado no auditório do Edifício Findes com transmissão simultânea pela internet, contou com a presença de representantes de diferentes setores produtivos da economia e de todas as regiões do Estado. Mais de 200 participantes – entre industriais, executivos do Sistema Findes e correligionários políticos – se reuniram para ouvir, em três momentos diferentes, as ideias e os projetos dos candidatos, que elogiaram, em comum, o trabalho realizado pelo Sistema Findes em prol da qualificação profissional.

O presidente Marcos Guerra deu início ao Diálogo com os Candidatos destacando a importância da indústria para o desenvolvimento do Estado. “A indústria nacional está minguando, perdendo participação na economia brasileira, enquanto no Espírito Santo a indústria representa 38,5% do Produto Interno Bruto estadual. Este diálogo é essencial para discutir novas ações, chamar a atenção dos candidatos para as demandas da indústria e atuar de forma propositiva, sugerindo caminhos para o desenvolvimento”, afirmou.

Roberto Carlos

Veja o diálogo com o candidato Roberto Carlos na íntegra.

Ainda pela manhã, o candidato Roberto Carlos (PT) foi o primeiro a detalhar suas propostas de governo, enfatizando a educação como caminho de inovação. “Quem gera emprego é o setor produtivo, mas quando o Espírito Santo despontou como grande produtor de petróleo e gás nós não tínhamos mão de obra qualificada. Defendo a criação da Universidade Estadual para que possamos formar profissionais e investir em pesquisa e inovação”, pontuou.

Paulo Hartung

Veja o diálogo com o candidato Paulo Hartung na íntegra.

Paulo Hartung (PMDB) foi o primeiro candidato a se apresentar no período da tarde. Em suas respostas, destacou a educação como eixo central de governo. “A educação é um instrumento que abre portas e janelas para o jovem e dá competitividade às indústrias. Precisamos pensar uma nova escola, uma escola viva, que faça brilhar os olhos dos alunos, mexendo no currículo e estabelecendo mais parcerias com o Sistema S e com o Ifes”, explicou.

Renato Casagrande

Veja o diálogo com o candidato Renato Casagrande na íntegra.

O candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB), foi o último a responder às perguntas dos industriais. Ao apresentar suas propostas, ele também deu ênfase à educação. “Nunca ofertamos tantas vagas em qualificação profissional como agora. A Findes, em parceria com o Governo e o Ifes, tem feito um grande trabalho, algo que o Estado nunca viu. A educação e a qualificação profissional são a base para o desenvolvimento da nossa economia”, ressaltou.

O evento

Durante o evento, quatro diretores do Sistema Findes fizeram perguntas aos candidatos: o vice-presidente Leonardo de Castro questionou sobre assuntos tributários; o diretor administrativo Luciano Raizer Moura perguntou sobre educação; o diretor para assuntos de Políticas Públicas Industriais, Paulo Baraona, falou de infraestrutura e logística; e o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional, Áureo Vianna Mameri, levantou questões sobre interiorização do desenvolvimento. Todas as perguntas foram mediadas pelo primeiro vice-presidente da Findes, Gibson Reggiani. Cada candidato teve um tempo total de 1h30 para apresentar e discutir suas ideias.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES