06/09/2016 – Escola Móvel vai formar mil alunos em Guaçuí


Capacitar trabalhadores, gerar oportunidades e estimular o desenvolvimento da indústria local. Estes são os objetivos da Escola Móvel Sesi/Senai/IEL, inaugurada na tarde desta segunda-feira (05) em Guaçuí. O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, entregou a unidade em cerimônia que teve a participação do vice-governador César Colnago, do vice-presidente institucional da Findes em Guaçuí, Bruno Balarini, e demais lideranças do Sul do Estado.

A expectativa do presidente é capacitar mil moradores da região do Caparaó, ofertando cursos gratuitos do Senai e do Sesi. “Temos trabalhado na interiorização do desenvolvimento econômico do Espírito Santo, mas não teremos sucesso sem antes investirmos fortemente em educação. A Escola Móvel é uma das grandes inovações de nossa gestão, por trazer formação de qualidade a todas as regiões, atendendo às demandas da indústria local”, argumentou Marcos Guerra.

Para o vice-presidente institucional Bruno Moreira Balarini, a chegada da Escola Móvel na região representa o sucesso das ações de interiorização do Sistema Findes. “Com a Escola Móvel, podemos contar com mão de obra qualificada e precisamos aproveitar esta oportunidade. Estamos de portas abertas para receber as indústrias e o setor produtivo da região, fortalecendo nossa economia local, com geração de renda e emprego”, explicou.

Escola Móvel

A Escola Móvel Sesi/Senai/IEL conta com módulos educacionais articuláveis, que formam salas de aulas, oficinas e laboratórios. A unidade tem 504 m² de área construída e mais 200 m² de área externa, com duas tendas que formam as oficinas onde acontecem as aulas práticas, fornecendo toda a infraestrutura necessária para ministração das aulas. Serão oferecidos cursos de capacitação nas áreas de confecção, construção civil, mecânica de motos, mecânica automotiva, alimentos, tecnologia da informação e frigorífica.

A previsão é que 14 turmas sejam formadas até o final do ano, com aulas no período vespertino e noturno, totalizando 244 alunos. A princípio, os cursos serão de Mecânico de Motocicletas, Padeiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Montagem e Manutenção de Microcomputador, Costureiro Industrial – Tecido Plano, Afiação de Facas e Boas Práticas para Magarefe.

Desde que foi criada, em 2013, a Escola Móvel já qualificou mais de duas mil pessoas no Espírito Santo. A unidade esteve em Governador Lindenberg em 2013, em Baixo Guandu no ano seguinte e em Santa Maria de Jetibá em 2015. A instalação em Guaçuí é fruto de parceria com a Prefeitura.

Oportunidade

Louziane Alves da Silva – Montagem e Manutenção de Computador

“A Escola Móvel veio numa hora boa em nosso município. Tenho a oportunidade de fazer este curso que sempre quis e não tinha condições de deslocamento e nem mesmo de pagar. Estou abraçando esta oportunidade e pretendo fazer diversos cursos até o próximo ano”.

Sonho

Monica de Oliveira Anchieta – Elétrica e instalador predial

“Sempre quis fazer este curso, porque servirá de base para tentar o curso Técnico em Edificações no futuro. A Escola Móvel é fundamental para continuar a estudar na área que escolhi e, quem sabe, me formar em engenharia, que é meu sonho”.

Empreendedorismo

Suelem Azevedo Soares – Montagem e Manutenção de Computador

“Com a capacitação, pretendo aumentar minha renda familiar. Quero me tornar uma microempreendedora e trabalhar nesta área. A Escola Móvel veio estimular o empreendedorismo em nossa cidade, estamos muito satisfeitos”.

Aperfeiçoamento

Maria Célia da Silva – Costura

“Estou me qualificando na área que já pratico, mas o certificado do Senai nos dá mais segurança para trabalhar. Faço alguns ajustes em roupas e costura na cidade, quem sabe depois do curso eu não consiga melhorar e aperfeiçoar meu trabalho como costureira?”

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

5 de julho de 2024
Informe Estratégico – Especialistas sugerem mudanças no transporte ferroviário de carga geral
3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse