29/08/2016 – Equipes de Aracruz e Cachoeiro avançam para etapa nacional do Desafio Senai de Projetos Integradores

Duas equipes capixabas conquistaram o direito de participar da seletiva nacional da 2ª edição do Desafio Senai de Projetos Integradores. Os projetos “Haste automática de acessibilidade para cadeirantes”, do Senai Cachoeiro de Itapemirim, e “Geração de energia elétrica sustentável através do esgoto”, do Senai Aracruz, foram qualificados para concorrer com equipes dos 26 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A divulgação dos projetos selecionados para a etapa final ocorrerá no dia 30 de outubro. Nesta nova disputa, serão classificados oito projetos, cujas colocações finais serão conhecidas durante a Olimpíada do Conhecimento, que acontecerá entre 10 e 13 de novembro, em Brasília (DF).

Leia também
Capixabas disputam vaga para Desafio Senai de Projetos Integradores

No total, foram 10 projetos capixabas que concorreram às vagas para a seletiva nacional. Os de Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz se classificaram nas categorias “Inclusão de Pessoas com Deficiência” e “Indústria Sustentável”, respectivamente.

“Este resultado é motivo de muito orgulho para nós”, comemora o vice-presidente Institucional da Findes em Aracruz e região, João Depizzol. “Tal feito comprova que temos, em nossa unidade de Aracruz, alunos acima da média em conhecimentos tecnológicos, o que configura um fator primordial para o futuro de nossas indústrias”, completa o dirigente.

“A equipe do Senai Cachoeiro sente-se honrada em participar desta competição e por ser um dos representantes em nosso departamento regional com um projeto com o tema de inclusão de pessoas com deficiência”, destaca a gerente do Centro Integrado Sesi/Senai Cachoeiro de Itapemirim, Cláudia Paixão. “Nossos alunos e os docentes envolvidos no projeto ficaram ainda mais motivados após a divulgação desse resultado e aguardam ansiosos pelo resultado final. Sem dúvida esses jovens, após esta experiência, farão a diferença em nossas indústrias”, completa Paixão.

“Temos um excelente histórico de participação no Desafio”, afirma o gerente da Divisão de Inovação do Sistema Findes (Inova Findes), Iomar Cunha. “Na primeira edição, em 2014, o Senai-ES classificou quatro projetos para a etapa nacional, culminando com a premiação de um deles, o Smart Cover Generator (Cobertura Geratriz Inteligente), do Senai Aracruz, declarado campeão nacional do desafio na categoria ‘Ampliação e facilitação da energia renovável’. Portanto, nossas expectativas para a edição atual do Desafio são as mais otimistas possíveis”, completa Iomar.

Saiba mais sobre os dois projetos capixabas selecionados

Haste automática de acessibilidade para cadeirantes (Senai-ES em Cachoeiro de Itapemirim – Técnicos em Redes e Mecânica Industrial)

O projeto pretende ajudar cadeirantes a subir e descer rampas elevadas sem esforço e sem a ajuda de terceiros, ampliando sua acessibilidade e mobilidade. O mecanismo consiste em uma haste acoplada a um corrimão, movida por engrenagens e motores, que irá subir e descer a rampa, levando consigo o cadeirante e sua cadeira, presa por travas de segurança. Ao acionar o botão de partida, a haste sobe e as travas iniciam seu processo de travamento, até que a cadeira se prenda por completo ao dispositivo. Um sensor detecta o travamento total da cadeira e inicia o processo de elevação ou descida.

Geração de energia elétrica sustentável através do esgoto (Senai-ES em Aracruz – Eletrotécnica e Mecânica)

O projeto, inspirado na eficiência e importância da natureza, pretende, a partir do tratamento de esgoto, produzir energia elétrica e melhorias na qualidade da água. O gás gerado no processo de tratamento de esgoto será utilizado como combustível em uma caldeira de uma usina termoelétrica. Já a água gerada no mesmo processo (87% tratada) será transformada em vapor na caldeira, movimentando uma turbina que irá gerar eletricidade. Ao final, a água será direcionada a um reservatório, onde voltará ao estado líquido e puro, podendo ser usada na indústria onde não houver consumo humano ou receber tratamento para se tornar potável.

Por Fabio Martins

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

5 de julho de 2024
Informe Estratégico – Especialistas sugerem mudanças no transporte ferroviário de carga geral
3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse