30/07/2016 – Industriais capixabas participam de missão empresarial na Colômbia

Representantes de 11 Estados brasileiros participaram da Feira Colombiamoda que foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho de 2016

A indústria têxtil brasileira quer expandir os negócios no promissor mercado de moda colombiano. Entre os dias 23 e 30 de julho, uma comitiva de 50 empresários, representantes de 39 marcas brasileiras, esteve em Medellín para participar da Colombiamoda, o maior evento do ramo no país. A delegação foi liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Participaram da comitiva o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o presidente da Câmara Setorial da Indústria do Vestuário, José Carlos Bergamin.

Os industriais capixabas Giane Guerra, Marcos Guerra e José Carlos Bergamin fizeram parte da comitiva

O mercado têxtil colombiano movimenta quase US$ 7 bilhões ao ano e tem um crescimento anual estimado em 5,2% até 2020 – dez vezes maior do que a expectativa de expansão do mercado brasileiro. Roupas e tecidos brasileiros podem ser vendidos à Colômbia com desgravação tarifária de até 100%. Mesmo assim, o Brasil aparece apenas na 41º posição entre os fornecedores desses produtos ao país vizinho, que importa principalmente da China, que responde por 52% da importação de roupas na Colômbia. Na América Latina, Peru, Honduras e México são os principais exportadores para o mercado colombiano.

Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, o Colombiamoda é um ótimo case para a indústria criativa. “Fomos conhecer de perto o bom trabalho da indústria de vestuário da Colômbia, um dos poucos países da América do Sul com a economia equilibrada atualmente. A região soube se reinventar, tornando-se exemplo de indústria criativa, sobretudo na moda, segmento em que se vê roupas bem trabalhadas, com materiais de valor agregado. Ainda que não tenha tradição nesse mercado, a Colômbia hoje possui grandes fábricas, produzindo peças para grandes marcas internacionais”, ressaltou o presidente Marcos Guerra.

A indústria BoraBora Brasil, de São Mateus, era uma das marcas capixabas no evento. Na foto, o presidente Marcos Guerra e representantes da empresa

Colombiamoda

A Colombiamoda é a principal mostra de produtos e equipamentos para confecções na Colômbia. A feira é realizada anualmente em Medellín e está dividida nos setores de moda: infantil, casa, formal, casual, bijuteria, jeans, calçados e artigos em couro, íntima, praia e esportiva (fitness). No ano passado, a feira recebeu quase 61 mil pessoas e 14 mil compradores estrangeiros. Esta é a 27ª edição do evento.

É a primeira vez que a CNI e a Apex-Brasil organizam uma missão comercial ao evento, que vem se consolidando como uma das principais portas de entrada ao mercado colombiano. A delegação brasileira reuniu empresas de nove estados – Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Por Breno Arêas com informações da CNI

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