16/03/2016 – Sesi-ES conquista o melhor resultado no Enem e vestibulares

Os ótimos rendimentos são um reflexo de diversas medidas adotadas pela entidade

A Rede Sesi de Educação do Espírito Santo comemora o melhor resultado dos últimos cinco anos no Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – e também nos vestibulares. A média geral em todas as escolas subiu de 539,96 pontos em 2014 para 556,71 em 2015, ano em que alunos e professores de todo o país avaliaram o exame como sendo um dos mais difíceis desde que foi criado. Além da pontuação geral no Enem, o Sesi conquistou 40 aprovações na Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes, sendo sete alunos classificados entre os 10 primeiros em seus respectivos cursos. Já no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram 10 aprovações. Os alunos do Sesi também conquistaram 19 aprovações em universidades públicas de outros Estados, incluindo um 1º lugar.  Os bons resultados se estenderam ainda ao ingresso em várias faculdades particulares, totalizando 243 aprovações, sendo seis primeiros lugares. Os ótimos resultados são um reflexo de diversas medidas adotadas pela Rede Sesi de Educação a partir do ano passado:

•       Reestruturação da prática pedagógica do Ensino Médio: revisão da organização curricular, definição de foco no processo de ensino dos professores e aprendizagem dos alunos e aplicação de simulados trimestrais.

•       Adoção da Plataforma Adaptativa Geekie Lab: plataforma digital de autoavaliação do aluno, que identifica as dificuldades e propõe planos de estudos personalizados.

•       Monitoria nas disciplinas de Matemática, Química, Física e Língua Portuguesa: reforço específico nessas disciplinas.

•       Implantação de três pilotos da XD Education nas unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Campo Grande e Cobilândia: ferramenta tecnológica em 3D que auxilia o aprendizado dentro da sala de aulas, tornando-as mais dinâmicas e divertidas.

•       Turma Foco: turma que desenvolve e aperfeiçoa as habilidades e competências de alunos-talentos do Ensino Médio, com a realização também de “aulões” aos sábados. 

“O planejamento dessas ações, posto em prática no ano passado, foi realizado com base no conhecimento técnico da Rede Sesi de Educação, no estudo de propostas e experiências do mercado, além, é claro, da participação e contribuição das equipes das escolas”, explica a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino. “Os resultados obtidos pelas escolas do Sesi no Enem de 2015 foram muito favoráveis, visto que essa edição do exame foi considerada por alunos e professores de todo país como uma das mais difíceis desde a sua criação. Crescemos 16 pontos na média geral”, comemora Josefina. 

Além das ações implementadas em 2015, o Sesi vem investindo constantemente em novas metodologias na sala de aula. Um exemplo recente foi o seminário sobre inovação tecnológica na Educação, ocorrido no dia 27 de fevereiro, em Jardim da Penha.

 Aprovados em vestibulares elogiam medidas adotadas pelo Sesi-ES

Os maiores beneficiados com a adoção dessas medidas são os estudantes, em especial aqueles que conquistaram vaga em uma universidade. É o caso de Robson Scholz Ferreira, ex-aluno da 3ª série do Sesi-ES de Aracruz, e que possui uma história singular: morador da zona rural de Fundão, seus pais instalaram internet em casa apenas para que ele pudesse utilizar a Plataforma Geekie Lab e assim reforçar seus estudos. O resultado: aprovação, no último vestibular da Ufes, no curso de Comunicação Social/Publicidade!

“A adoção da Plataforma Geekie Lab me ajudou demais”, afirma Robson. “Foi um enorme incentivo aos meus estudos. Havia dias em que eu ficava usando a Plataforma até meia-noite! O mais legal dessa ferramenta é que eu pude montar um conteúdo programático específico, mesclando matérias de Humanas e Exatas, identificando minhas deficiências e superando-as, sempre com a ajuda dos professores. Além disso, eu acessava de onde e quando quisesse. Sem dúvida me ajudou bastante e o Sesi está de parabéns por ter adotado essa e outras ferramentas no ano passado”, completa o jovem.

O uso da Plataforma Geekie, bem como a participação em “aulões” da Turma Foco aos sábados, também foram fundamentais para o sucesso de Pedro Freitas Pedroni, ex-aluno do Sesi de Cachoeiro de Itapemirim, que passou no vestibular de Farmácia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) no ano passado. Sua mãe, Perla Freitas Pedroni, é testemunha do ganho em resultados de seu filho. “Eu sempre digo que quem faz a escola é o aluno, por conta de sua dedicação aos estudos. Porém, a inclusão de ferramentas como a Plataforma Geekie e os ‘aulões’ de sábado ajudaram demais o meu filho. Além disso, os professores foram muito companheiros durante todo o ano”, destaca Perla. Pedro completa: “como eu trabalhava à tarde e chegava em casa à noite, o uso da Plataforma foi fundamental, pois se eu só estudasse em casa, sem esse reforço, talvez não conseguisse passar no vestibular. Outra medida do Sesi que ajudou demais foi a aplicação, semanalmente, de exercícios baseados em provas de anos anteriores do Enem”.

Aprovada em Ciências Contábeis no último vestibular da Ufes, a ex-aluna do Sesi Laranjeiras (Serra), Crislayne Fabris, enfatizou que, sem as novas ferramentas implementadas pelo Sesi no ano passado, talvez não obtivesse sucesso. “O Enem e o vestibular exigem o conhecimento de muitos conteúdos, e a impressão que tive é que o horário normal das aulas não seria o suficiente para assimilar tudo”, destaca a jovem. “Ter participado da Turma Foco, aos sábados, ajudou demais. Além disso, o uso da Plataforma Geekie Lab me possibilitava aprender e revisar as matérias em casa. Sem essas ferramentas, não sei se conseguiria ter passado no vestibular”, avalia Crislayne.

As medidas adotadas em 2015 pelo Sesi terão continuidade em 2016. “No mês de março iniciamos os estudos com orientação (monitoria), a Turma Foco, o XD Education e o acesso à Plataforma Geekie”, destaca Josefina Prezentino. “Como novidade, estamos em processo de contratação de outra plataforma de aprendizagem, desta vez para ajudar alunos e professores na correção e reescrita das redações com base nas competências do Enem. Essa iniciativa será muito importante, pois existem grandes chances de a Ufes adotar por completo a nota desse exame a partir deste ano”, finaliza.

Por Fábio Martins

Infografia: Pedro Ribeiro  

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES