30/07/2014 – Seminário promove oportunidades de negócios com Moçambique

 

O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, convida os empresários capixabas e profissionais de comércio exterior a participarem do seminário “Oportunidades de Negócios com Moçambique”, que será realizado no próximo dia 5 de agosto, a partir das 8h30, no Plenário do Edifício Findes, em Vitória. Na ocasião, será apresentado o potencial de comércio entre aquele país africano e o Estado do Espírito Santo. O evento contará com três palestras voltadas para os aspectos econômicos, logísticos e legais para se investir em Moçambique.

Considerado um dos países emergentes do continente africano, Moçambique tem apresentado taxas de crescimento acima de 7% nos últimos anos e, segundo estimativas da consultoria BMI (Business Monitor International) e também do FMI, deve atingir um pico de crescimento de 15% em 2020, quando as recém-descobertas reservas de gás natural (entre as maiores do mundo) estiverem em plena produção. Além do gás natural, Moçambique possui alta demanda nas áreas de infraestrutura, turismo, agricultura, mão de obra qualificada, alimentos, bebidas e vestuário – os três últimos segmentos apontam diretamente para o Espírito Santo como um potencial parceiro de peso para o país.

Segundo dados compilados pelo CIN-ES, a balança comercial entre o Espírito Santo e Moçambique ainda é tímida, se comparada ao que o Brasil como um todo exporta para o país africano: entre janeiro e junho de 2014, foram pouco mais de US$ 300 mil em volume de exportações capixabas, basicamente rochas ornamentais (a maior parte: 96,52% do total) e calçados e acessórios (3,48%), enquanto que o Brasil exportou no mesmo período mais de US$ 27 milhões, abrangendo segmentos como máquinas e material elétrico, veículos, carne, móveis, ferro e aço fundido, produtos farmacêuticos, entre outros que, em grande parte, podem ser exportados pela indústria capixaba.

“Os números mostram que Moçambique está em crescimento acelerado, com ótimas oportunidades para as indústrias do Espírito Santo”, afirma o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra. “O país ainda mantém relações tímidas com o Estado, comprando de nós basicamente rochas e calçados, mas tem carência de parcerias para investimentos robustos. A apresentação técnica do evento do próximo dia 5 esclarece dúvidas dos empresários e estimula a participação dos capixabas neste bom momento que Moçambique vive”, argumenta Guerra.

De acordo com o gerente do Centro Internacional de Negócios da Findes (CIN-ES), Christiano Furtado, o seminário trará aspectos técnicos importantes para quem se interessar por investir em Moçambique. “Teremos a presença de um advogado e de um especialista – ambos da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique – que irão explicar o que as empresas precisam para se estabelecer naquele mercado, a parte burocrática para a instalação de empresas, incentivos governamentais, aspectos contra que os empresários precisam se resguardar, e também sobre os processos aduaneiros e estratégicos de Moçambique”, explica Furtado.

Passada a euforia pós-Copa do Mundo, com a economia do Brasil praticamente estagnada e com produção industrial em queda, buscar negócios com países emergentes se configura numa oportunidade única para os empresários capixabas, de acordo com o gerente do CIN-ES. “A tendência é de que o mercado interno se desaqueça neste período pós-Copa do Mundo. Portanto, esta é uma ótima oportunidade para os empresários que buscam outros mercados”, finaliza Christiano Furtado.

Serviço:
Seminário Oportunidades de Negócios com Moçambique
Data: 5 de agosto (terça-feira)
Horário: a partir de 8h30
Local: Plenário (9º andar) do Edifício Findes
Vagas gratuitas e limitadas
Confirmação de presença: www.sistemafindes.org.br/eventos
Mais informações: (27) 3334-5673
Realização: Sistema Findes, CIN-ES, CCIABM (Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique)

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES